A linhagem de ratos Wistar da espécie Rattus norvegicus é utilizada em pesquisas de diversas áreas da saúde, por possuírem características morfológicas semelhantes a de humanos e animais domésticos, podendo ser citado a quantidade de ossos do crânio e sua nomenclatura. As variações anatômicas entre indivíduos da mesma espécie dificultam a padronização para sua utilização em pesquisas. Urge, portanto, que estudos sobre o estabelecimento parâmetros morfométricos são relevantes para a área da pesquisa. Deste modo, o objetivo desse estudo foi avaliar morfometricamente a calvária de ratos Wistar, correlacionando os resultados com a importância que esses valores apresentam em pesquisas de experimentação nesses animais. Para a realização deste estudo, foram utilizados 14 crânios macerados de Rattus norvegicus de 90 dias de idade do Instituto de Morfologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Utilizou-se paquímetro digital Lee Tools para análise morfométrica e então realizada comparação para estabelecer padrão das medidas das estruturas da calvária desses animais. Foram utilizados os seguintes pontos de reparo anatômico para mensuração: Distância entre o ponto médio das linhas temporais (M1); entre as bordas ventromediais das bulas timpânicas (M2); entre linha temporal, nível da sutura processo zigomático-malar à direita e à esquerda do osso frontal, sendo a largura frontal (M3); ínio-násio (M4); largura na região do násio (M5); básio e a espinha nasal caudal (M6); ponto de encontro das linhas temporais com a sutura coronal (M7). Observou-se valor médio em M1 de 12.23mm; 18.01mm em M2; 6.45mm em M3; 29.98mm em M4; 10.24 em M5; 18.10mm em M6; e 11.11mm em M7. Apenas M4 obteve desvio padrão maior que 1, o que representa insignificância estatística na morfometria da calvária, evidenciando baixa variância na morfometria dos crânios utilizados. Por fim, após análise criteriosa dos dados coletados, não foram observadas diferenças significativas, em relação à variações morfométricas no crânio dos indivíduos avaliados, a ponto de comprometer pesquisas experimentais do ramo da osteologia e neurologia. Dessa forma, a padronização dos crânios viabiliza estudos que podem auxiliar a superação de desafios médicos e médicos veterinários, como a regeneração de defeitos ósseos, cirurgias de reconstrução e implantes.
A SEMAMBRA é organizada pelo Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho, de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto a alunos e professores voluntários do curso, e ocorre anualmente em nossa Faculdade de Veterinária UFF e Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu. Em sua 43ª edição foi realizada a II Mostra de Trabalhos, com resumos de cunho acadêmico-científico e apresentação dos mesmos. Esta é a segunda edição da "Mostra de trabalhos" e primeira com Anais do evento.
A comissão organizadora e científica agradece a todos pela participação, dedicação e comprometimento em fazer deste evento cada vez maior.
1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita através da plataforma Doity no endereço eletrônico a ser disponibilizado a partir do dia 05/10/2020 em: http://semambra.sites.uff.br/ na aba Trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio.
2. O autor que submeter o trabalho deverá estar com a inscrição paga no momento da submissão e deverá colocar o número de inscrição gerado pela plataforma para validação do envio.
3. Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4. O prazo final para submissão dos trabalhos científicos será 16/10/2020.
5. O texto do trabalho deverá ser corrido, sem interrupções do seu conteúdo; não deve exceder 2.500 caracteres com espaços; limite de 250 caracteres para o título. Não serão permitidos gráficos e/ou tabelas no texto de submissão. O texto deverá conter:
5.1. Introdução
5.2. Objetivo
5.3. Metodologia
5.4. Resultados e Conclusão.
6. Serão aceitos trabalhos científicos, estudos prospectivos ou retrospectivos, relatos de caso com valor para a comunidade científica, revisões de literatura e projetos de ensino.
7. Cada autor pode submeter um máximo de 2 resumos por inscrição.
7.1. Será permitido um número máximo de 09 Co-autores, totalizando com o autor principal, o máximo de 10 participantes em cada trabalho.
8. O autor principal deverá optar sobre a ÁREA de submissão do resumo conforme abaixo:
8.1. Clínica médica e cirúrgica de Pequenos Animais
8.2. Clínica médica, cirúrgica, produção e reprodução de Grandes Animais
8.3. Sanidade Avícola
8.4. Medicina Veterinária de Animais Selvagens
8.5. Tecnologia de Alimentos e Inspeção de Produtos de Origem Animal
8.6. Saúde Única
9. A apresentação será no formato remoto, através da plataforma Stream Yard, na modalidade SLIDE, e será transmitida ao vivo para o YouTube. Os links para ingresso na plataforma serão disponibilizados aos autores que tiverem seus trabalhos aceitos no dia 23/10/2020,
véspera da apresentação.
10. Julgamento: os trabalhos aceitos serão avaliados nos dias 24/10/2020 e 25/10/2020 (horário a ser informado no corpo do e-mail de aceite) pela Banca Avaliadora. A decisão final desta é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
11. Resultado: os trabalhos aprovados serão divulgados no dia 19/10/2020. O autor receberá a informação de aprovação do trabalho pelo endereço eletrônico cadastrado no ato de submissão pela plataforma Doity.
Comissão Organizadora
SEMAMBRA
Comissão Científica
André Luís Rios Rodrigues
Claudia Emília Teixeira
Glenio Piran Dal Magro
Luciano Antunes Barros
Organização SEMAMBRA
organizacaosemambra@gmail.com
Diretório Acadêmico Vital Brazil Filho (DAVBF)
vitalbrazilfilho.da@id.uff.br