Durante as atividades de campo da disciplina Prática Zoológica (IB05 e IB14), foi conduzido um estudo sobre a variação nas atividades das aves ao longo da manhã na fazenda experimental da Universidade Federal do Amazonas. As aves foram capturadas em redes de neblina, e o número de indivíduos capturados foi distribuído em duas categorias de horário - antes e depois das 9 horas da manhã. Observou-se uma atividade mais intensa na primeira metade da manhã. No entanto, também foi observado que variáveis externas, como o clima, podem alterar os padrões de movimentação das aves.
Adaptando esta experiência para o contexto educacional, sugere-se a integração do uso de smartphones ou aparelhos celulares, incentivando os alunos a realizar registros fotográficos e gravações das vocalizações das aves para uma melhor identificação das espécies. Uma aula prática para escolas pode ser organizada em dois períodos durante a manhã, onde os alunos, equipados com binóculos, cadernos de campo e smartphones, realizariam observações da presença e abundância das aves no ambiente escolar ou nas ruas próximas da escola.
Além de observar e identificar as espécies de aves, os alunos registrariam as condições climáticas, como temperatura e umidade, e discutiriam como esses fatores podem influenciar a atividade das aves. Esta abordagem prática visa à aplicação do método científico por estudantes em um ambiente acessível, promovendo o interesse pela biodiversidade local e a conscientização ambiental.
O projeto oferece uma oportunidade única de aprendizado, onde os alunos podem observar diretamente o comportamento das aves, utilizar a tecnologia para aprimorar suas observações e entender a importância da conservação. A experiência prática fornece uma base sólida para futuras investigações científicas, incentivando a curiosidade e o respeito pelo mundo natural.
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com