O uso de metodologias ativas como uma estratégia educacional é bem aceito tanto pelos docentes quanto pelos discentes, pois permite uma aprendizagem de forma autônoma e participativa e vislumbra problemas e situações reais de uma sala de aula. O objetivo geral do trabalho foi avaliar a prática pedagógica mediante um exercício escolar utilizando uma tecnologia de informação e comunicação (TIC) analógica tradicional. O trabalho foi realizado com uma turma do primeiro período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A turma foi dividida em grupos, realizado o sorteio de diferentes TIC para ministração de uma aula presencial, como tema comum aos grupos, para uma turma hipoteticamente definida (alunos do 2º. Ano do ensino médio, escola pública, média de idade 17 anos, tempo de aula 50 min.). Coube ao nosso grupo o uso de lousa como estratégia educacional. Cada grupo foi avaliado pelos outros discentes e pela professora responsável da disciplina, mediante um formulário com questões que versavam sobre: alcance do objetivo de aprendizagem; dinamismo; domínio do manuseio do instrumento didático; interação do instrumento didático com o conteúdo de aula; domínio e explicação do conteúdo de aula; ilustrações: pertinência e qualidade; entre outros. Para o nosso grupo (TIC – lousa), foi difícil utilizar somente este material, destacamos: extensão e complexidade do assunto, inexperiência em desenhar e/ou escrever na lousa, pouco espaço físico (lousa) para apresentar todos os tópicos da aula. Independente das TIC utilizadas pelas equipes, a utilização da lousa na explicação tornou-se imprescindível pelo conforto e experiência no manuseio pelos discentes. Houve desafios no uso de métodos tradicionais e analógicos: relação ao trabalho em equipe, planejamento, definição do conteúdo a ministrado, obtenção dos materiais (custo e logística) e no manuseio da TIC. Os integrantes do grupo sentiram impactos em relação ao uso da TIC – lousa (analógica e tradicional), porém observaram como ponto positivo no exercício prático de uma aula presencial a maior interação professor -aluno e professor-TIC.
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com