A utilização de mini ecossistemas, conhecidos como terrários, no contexto educacional representa uma estratégia valiosa para promover a aprendizagem significativa na disciplina de Biologia, especialmente no ambiente escolar do ensino médio. Em um mundo cada vez mais dominado pela era digital, repleto de redes sociais e diversas formas de mídia, o desafio de manter os alunos engajados e interessados nas ciências biológicas torna-se crucial.
A prática experimental que emprega os terrários como recurso didático busca não apenas oferecer um método alternativo de aprendizagem, mas também visa estabelecer uma conexão mais profunda entre os estudantes e os conceitos biológicos. Ao promover a construção e a manutenção desses ambientes em sala de aula, os alunos são convidados a vivenciar de perto os princípios ecológicos, as interações entre os seres vivos e o ambiente, além de desenvolverem habilidades práticas e cognitivas.
Ao envolver os estudantes na criação de trabalhos reais, relacionados diretamente à sua própria realidade, os terrários se tornam uma ferramenta poderosa para despertar a curiosidade, a investigação e a compreensão do funcionamento dos ecossistemas. Essa abordagem prática não apenas complementa o conteúdo teórico, mas também proporciona uma experiência tangível e contextualizada, permitindo que os alunos associem os conceitos biológicos abstratos a situações do mundo real.
Além disso, a interação constante com esses microssistemas estimula o senso de responsabilidade ambiental nos estudantes, promovendo a consciência sobre a importância da preservação e conservação dos ecossistemas naturais. Essa conexão direta com a prática e a observação diária do desenvolvimento desses sistemas vivos contribui para uma compreensão mais holística da biologia e do meio ambiente, transcendendo os limites da sala de aula.
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com