A aula foi pensada com o intuito de traçar um paralelo entre produtos de uso comum no dia a dia, sua composição química, relacioná-los com suas características, funções e importância no cotidiano do aluno. Foi elaborado um tabuleiro composto de 21 casas, que estão dispostas com 4 cores diferentes: branco para casas normais, azul: avance uma casa, vermelho: perca sua vez e amarelo: todos jogam, são 42 cartas das quais são dividas em 3 categorias: Limpeza, Higiene/beleza e Alimento. O Jogo funciona em sentido horário (disposição do grupo) e se inicia com o primeiro grupo tendo a vez de responder uma carta, cada carta possui o nome de um composto químico, dicas com as características do produto e o nome comum, por exemplo, Hipoclorito de sódio e abaixo deste está três dicas que levam ao nome do produto, água sanitária. Caso o grupo não saiba o nome do composto químico apresentado, são dadas as dicas do card. Após as dicas o grupo tem 30 segundos para responder corretamente qual o produto se refere. O grupo poderá jogar o dado e avançar o número de casas caso tenha acertado a resposta. Para uma participação efetiva de todos os grupos, um grupo não poderá responder o card apresentado a outro grupo de alunos, caso isso ocorra o grupo será penalizado voltando ao início do tabuleiro, a exceção caso caia nas casas amarelas onde “todos jogam”. Essa prática foi realizada em três turmas diferentes, os alunos se mostraram animados e entusiasmados e foram bem participativos. Os alunos responderam bem e mostraram rapidez na interpretação das respostas. Das três turmas aplicadas, apenas uma conseguiu finalizar a atividade no tempo de aula (40 minutos), as outras turmas o jogo se tornou demorado devido a maior participação dos alunos, alcançando o objetivo proposto na atividade. Desta forma, sugerimos uma redução/reestruturação do tabuleiro para que seja possível finalizar todo o jogo dentro de um tempo de aula. A atividade foi criativa contou com a animação e participação de todas as turmas e um retorno muito positivos dos temas abordados em sala de aula.
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com