Após a aula teórica sobre o sistema respiratório percebemos a necessidade de exemplificar o funcionamento e os movimentos da respiração de forma mais didática e lúdica. A prática foi elaborada após pesquisa realizada no YouTube com uma atividade prática e simples (a saber, https://youtu.be/oGHhDgz3Y2c?si=8ROg3qlNpHrmX_XY). Após a explanação das aulas teóricas expositivas, foi solicitado aos alunos da turma 8° ano 1 que trouxessem os materiais para a sala de aula. Os materiais solicitados são de baixo custo e os professores também levaram para a sala de aula para a confecção juntamente com os alunos. A atividade consiste em: inicialmente devemos fazer 2 furos na tampa da garrafa pet, em cada furo foi colocado um canudo e em cada canudo deverá ser colocado uma bexiga e colocar fita na boca do balão para fixar no canudo. As garrafas devem ser cortadas ao meio e na parte cortada uma luva de procedimento deve ser fixada com fita. Ao final da atividade foi aberto o debate com os alunos para que relacionassem o que cada material representa no sistema respiratório humano. Um aluno respondeu quase todos os órgãos representado no pulmão artificial corretamente o restante ainda estavam finalizando quando bateu o sinal e todos arrumaram as coisas sobre a mesa. Nessa atividade elencamos como pontos negativos o fato de muitos alunos não levarem os materiais solicitados, alguns sentiram dificuldade para executar sozinho a atividade. Como estratégia poderia ser realizada a atividade em grupo onde cada integrante fica responsável por um material, e ao elaborar a atividade em grupo a dificuldade do trabalho individual seria minimizada, abrindo o momento para discussão entre os alunos e construção de uma atividade coletiva. Como também dividir melhor o tempo da execução da atividade para que o tempo destinado a discussão seja melhor aproveitado. E o fato de os alunos terem conseguido relacionar o conteúdo teórico apresentado anteriormente com a prática utilizando o modelo construído foi muito positivo, alcançando o objetivo proposto para a atividade.
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com