As misturas estão presentes nos cotidianos das pessoas, por exemplo, quando fazemos café ou achocolatado, as bebidas são misturas feitas com a junção de substâncias diferentes formando apenas uma. Com o objetivo de desenvolver conhecimentos sobre misturas químicas homogêneas e heterogêneas e aplicar de forma científica os métodos utilizados em laboratórios, foi proposta uma série de atividades práticas para as turma do 6º ano da Escola Estadual Tiradentes, totalizando 120 alunos distribuídos em 5 turmas. A atividade foi elaborada para ocorrer em três momentos, inicialmente foi realizada uma aula teórica expositiva, com uma dinâmica onde mostramos para os alunos alguns exemplos de misturas e pedimos para que os discentes discutissem sobre a definição e identificação dos componentes de uma mistura homogênea e heterogênea. No segundo momento, os alunos foram para o laboratório da escola, cada turma foi dividida e cada grupo recebeu um roteiro de atividade. Neste momento cada grupo estava sendo acompanhado e orientado por um professor em treinamento para que as atividades do experimento fossem concluídas com sucesso. Ao observar o experimento, alguns grupos conseguiram compreender os fenômenos ocorridos e explicá-los, também observamos alunos que compreenderam somente após observar a realização da atividade do grupo ao lado. Os alunos que não levaram os materiais solicitados, puderam refazer os experimentos na aula seguinte. A terceira aula foi no laboratório com a finalização dos experimentos e nesse momento os alunos responderam às perguntas dos roteiros. Os alunos participaram de forma ativa na realização das atividades, trabalharam em grupo e realizaram seus experimentos de forma independente, porém a falta de material necessário atrasou as atividades experimentais dificultando que alguns grupos pudessem finalizar os questionamentos de seus roteiros no tempo de aula. Dessa forma, para que os experimentos sejam finalizados no tempo de aula é importante que a separação do material seja feita antecipadamente e/ou a escola possa ceder parte dos materiais para que os alunos possam realizar os seus experimentos.
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com