O Lúdico No Ensino De Física: Uma Proposta Didática Para Ensino Fundamental II

  • Autor
  • Adrielly Moreira da Silva
  • Co-autores
  • Jamima Lima da Rocha , Thais Caldas Veles , Deniz dos Santos Mota
  • Resumo
  •  

    Atualmente, um dos grandes desafios na educação básica é promover atividades que favoreçam o entendimento pleno de temas relacionados à física, recursos lúdicos são uma alternativa para o ensino de diversas áreas do conhecimento, que notavelmente, corroboram com a potencialização da aprendizagem significativa do aluno. Permitindo-se afirmar que os jogos e brincadeiras beneficiam o ensino-aprendizagem em diversos aspectos, como os cognitivos, motores e emocionais. No entanto, observa-se que a adoção dessa prática é muito rara por parte da maioria dos professores, sendo uma ação esporádica, assistemática e de cunho expositivo e memorístico. Objetivou-se, por meio de práticas lúdicas e interativas, propor uma sequência didática que inclua o estudo de conceitos físicos relacionados com leis de newton, torque, energia e colisões. Onde incluiu-se atividades lúdicas infantis como Boliche, Cabo de guerra, pião, bolinha de gude, pipa, molas, jogo de futebol, entre outros. Proporcionando ao aluno a vivência, na prática, de temas abordados no estudo da física no Ensino Fundamental 2, dentro do eixo temático Matéria e Energia do 9º ano, que vai de acordo com a Base Nacional Comum curricular (BNCC), visando o suporte para que a aprendizagem ocorra de forma mais descontraída, efetiva, eficiente e eficaz.

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem significativa; Educação básica; Ensino de ciências.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação e ensino 
Voltar Download

O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”

O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.

A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.

Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento. 

Boa leitura!

 

Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB

 

  • Mostra Pedagógica (exclusivo para alunos do ICB)
  • Extensão universitária
  • Iniciação Científica
  • Pós-Graduação
  • Educação e ensino 
  • Inovação

Comissão Organizadora

Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM

Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia


Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM

 

bioamazonia2023@gmail.com