Ao ensinar temas abstratos como energia e consumo consciente, é vital encontrar métodos que facilitem a absorção do conteúdo pelos alunos, promovendo uma retenção duradoura. Surgiu a ideia de introduzir um jogo de trilha com perguntas sobre energia e consumo consciente, proporcionando uma abordagem leve e divertida para o aprendizado. Antes da implementação do jogo, uma aula abrangente foi conduzida em sala, apresentando conceitos fundamentais e fórmulas de potência elétrica, revisando transformações de energia e discutindo eficiência energética. Essas sessões ocorreram no âmbito da disciplina de Ciências, no 8º ano do Ensino Fundamental II. A ideia de criar um jogo de trilha sobre consumo consciente de energia surgiu da necessidade de tornar o aprendizado mais interativo e envolvente. Percebendo a importância do tema e a busca por práticas sustentáveis, a proposta do jogo é fornecer uma abordagem lúdica para promover a reflexão e a adoção de hábitos mais sustentáveis no uso da energia. O jogo de trilha foi construído como uma ferramenta educativa interativa. Composto por 30 perguntas, que abrangem diversos aspectos do uso responsável de energia, como transformações de energia, potência elétrica e eficiência energética. Seu objetivo principal é sensibilizar os alunos sobre práticas sustentáveis, promovendo uma reflexão sobre o impacto de suas escolhas no consumo de energia no dia a dia. Desenvolvido de forma lúdica, o jogo visa tornar o aprendizado sobre as energias e eficiência energética mais envolvente e acessível, proporcionando uma experiência educativa tranquila e eficaz. Os alunos tiveram que estudar as perguntas do jogo, para que suas respostas fossem certa, e assim vencer o jogo. Sabemos que na adolescência, eles são bastante competitivos, então o jogo proporcionou um momento de estudo e preparação para a jogatina. O recurso didático revelou-se eficaz, pois os alunos puderam aplicar seus conhecimentos por meio de um jogo de trilha. A dinâmica do jogo incentivou o trabalho em equipe, e ajudou principalmente na fixação do conteúdo que é o objetivo principal do jogo.
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com