Foi elaborada uma sequência didática para o 8º ano do Ensino Fundamental II na disciplina de Ciências com o tema: Energia: fontes e formas. No primeiro momento foram explorados os conceitos de energia com exemplos encontrados no nosso cotidiano como chuveiro elétrico e panelas no fogo. Foram abordados diferentes tipos de fontes de energia, como as fontes renováveis (sol, ventos, biomassa) e na?o renováveis (petróleo, gás natural, carvão), bem como a produção de energia em usinas hidrelétricas, geotérmicas e nucleares, além de seus respectivos impactos ambientais. Em um segundo momento foram realizados exercícios formativos para avaliar e acompanhar o entendimento dos alunos sobre o tema e esclarecer eventuais dúvidas, além de ser proposto a construção de maquetes acerca do conteúdo, onde optaram pelo trabalho em dupla ou individualmente. Os alunos refletiram acerca do conteúdo ministrado e definiram qual fonte de energia seria abordada. No terceiro momento, foi aplicada uma avaliação somativa, objetivando detectar o nível de entendimento da teoria ministrada. Posteriormente, na quarta aula, ao apresentarem o projeto construído os alunos explicaram como confeccionaram a maquete, demonstraram o seu funcionamento e os processos de geração de energia. No processo de elaboração realizaram pesquisas e buscaram materiais e técnicas para a confecção, assim como receberam apoio para esclarecer dúvidas e receber orientações. Os recursos didáticos foram construídos com materiais simples, reutilizáveis e acessíveis como papelão, isopor, tintas, entre outros. Observando a apresentação e exibição, foi possível identificar que a exploração de recursos didáticos na consolidação do conhecimento se mostrou um instrumento pedagógico eficiente. Os alunos foram instigados a pesquisar e desenvolver o pensamento crítico acerca dos temas apresentados, permitindo a compreensão dos conceitos e a aplicação prática em seus modelos. Além disso, a participação ativa dos alunos promoveu que metodologias ativas de aprendizagem pudessem ser incorporadas auxiliando na construção do conhecimento.
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com