A RADIAÇÃO E SEU PAPEL NA EVOLUÇÃO DAS PLANTAS
Para tornar o aprendizado da Biofísica das radiações, suas consequências e efeitos nos seres vivos mais compreensível aos estudantes do ensino médio, foi desenvolvida uma abordagem para tornar o assunto ainda mais interessante aos alunos. A estratégia incluiu a organização da sala com recursos visuais, distribuição de folhetos, apresentação sobre radiações e sua influência na evolução das plantas, exploração da relação entre fotossíntese e física, e destaque para adaptações de plantas à radiação, incluindo o caso de Chernobyl. O aquecimento global também foi abordado, seguido pela apresentação de uma maquete ilustrativa. A equipe conduziu a apresentação, incorporando elementos interativos, como o quiz no final, onde as turmas foram divididas em grupos, incentivando a participação ativa, com brindes personalizados como prêmios. O quiz de perguntas foi elaborado baseado nos temas abordados, visando a fixação do conteúdo e proporcionando uma experiência interativa. A experiência ofereceu aos alunos uma perspectiva interdisciplinar entre física e biologia, permitindo o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe e adaptação da linguagem para melhor compreensão dos estudantes. A apresentação da mostra científica foi realizada para três turmas de ensino médio, evidenciando diferenças na receptividade da didática. Resultados positivos foram alcançados, com destaque para a participação dos alunos no quis, no entanto, ao abordar a relação entre “radiação e evolução das plantas” de maneira didática, encontrar modelos educativos foi uma dificuldade enfrentada. Isso ressaltou os desafios de manter o foco dos alunos. Porém, as ressalvas obtidas de diferentes pontos da apresentação oferecem oportunidades de futuras melhorias na entrega do conteúdo e na interação com os alunos. A experiência revelou que a combinação de estratégias inovadores e interatividade podem superar tais obstáculos, proporcionando uma compreensão mais profunda e envolvente da biofísica das radiações por parte dos estudantes do ensino médio.
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com