O presente trabalho foi produto do projeto de extensão PACE “Oficinas experimentais de Biofísica para o Ensino Médio e Fundamental”. As aulas foram realizadas com os alunos do 8º ano do ensino fundamental e 2ª série do ensino médio e consistiram em demonstrar os conceitos de densidade, uma propriedade da matéria que envolve a massa e o volume de um corpo, de maneira lúdica e simplificada a fim de correlacionar as suas aplicabilidades nas atividades cotidianas. Além disso, também foram apresentadas aos estudantes as vidrarias de laboratório mais utilizadas nas práticas de experimentos químicos, bem como suas respectivas funções. O objetivo foi ajudar os alunos a entenderem e se familiarizarem com certas vidrarias que seriam necessárias para a realização do experimento sobre densidade.
O experimento escolhido, intitulado “Bebendo um arco-íris” consiste em demonstrar a diferença de densidade da água quando misturada com determinadas quantidades de açúcar, a fim de comprovar que substâncias com densidades diferentes não se misturam. Para isso, utilizamos diferentes cores de gelatina. A esses substratos foram adicionadas misturas de água com diferentes concentrações de açúcar. A ordem de aplicação das substâncias seguiu o nível de densidade de cada uma delas, com o auxílio de uma Pipeta Pasteur, já que as misturas com maior quantidade de açúcar, se tornaram mais densas e por isso tenderam a se precipitar no fundo do recipiente, enquanto que as substâncias de menor densidade se sobressaíram de maneira organizada sobre as outras sem se misturarem, tendo em vista a presença da tensão superficial.
Os alunos mostraram bastante interesse tanto na realização da prática como durante a ministração da aula teórica, por meio da elaboração de perguntas pertinentes ao assunto. Ao executarem o experimento, os discentes se empenharam e seguiram todas as orientações, além de apresentarem curiosidades acerca do fenômeno observado no experimento. Com isso, notou-se que ao apresentar uma aula didática e dinâmica, há um maior interesse e maior participação por parte dos estudantes.
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com