O processo respiratório é de extrema importância para a vida e para a medicina, sendo repleto de conceitos e teorias de embasamento biofísico. Assim, o objetivo geral da nossa equipe na III Mostra de Biofísica foi introduzir esses aspectos biofísicos da respiração aos alunos do ensino fundamental do CMPM II ( 2° Colégio Militar da Polícia Militar ).
A apresentação foi iniciada com uma dinâmica de 2 verdades e 1 mentira para nivelar o conhecimento inicial dos alunos sobre o assunto, recompensando a participação e resposta correta com chocolates e doces. Após essa breve dinâmica, se dá início aos slides conteudistas e explicação desses conceitos por parte de duplas de integrantes que apresentam a equipe e tomam minutos explicando os assuntos com estratégias discursivas para se conectar aos alunos presentes. Encerrando a parte puramente teórica da apresentação, damos início aos experimentos com os alunos.
O primeiro experimento consiste em uma maquete de um pulmão caseiro feito de balões, canudos e uma garrafa pet, com o principal objetivo de demonstrar as relações de pressão e volume nos hemiciclos da respiração, acompanhado de uma explicação dinâmica também repleta de estratégias para aumentar o vínculo do apresentador e dos discentes, seguido de uma pergunta sobre o assunto valendo um chocolate dentro de um balão.
O segundo experimento finaliza a participação da equipe com uma dinâmica competitiva entre os alunos do colégio baseada nas diferentes capacidades vitais entre os alunos, baseado em seus hábitos de atividades físicas, que consiste em medir essa capacidade baseada no volume de água deslocado pelo sopro dos alunos, sendo recompensado com um doce o aluno de maior capacidade pulmonar.
Finalizada a participação da equipe na mostra, é relatado a importância dessas trocas de conhecimento entre discentes da faculdade e discentes dos ensinos básicos, primordialmente para o aprendizado não só teórico mas humano para ambos os alunos, seja da equipe de medicina para melhorar suas práticas de interação com as pessoas, seja para os alunos do colégio ao se depararem com universitários e compartilhar saberes.
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com