O processo didático foi construído em cinco etapas principais, a primeira consiste na introdução e sensibilização dos alunos para o tema. Nessa fase, foram apresentados exemplos concretos de como a automação e informatização afetam a vida cotidiana e o mundo do trabalho. Feito por meio de vídeos, discussões e exemplos práticos que despertam o interesse e a curiosidade dos alunos. Na segunda etapa, os alunos do 7° B foram divididos em grupos para fazer pesquisas e explorar o impacto das novas tecnologias em áreas específicas, foram definidos três temas: indústria automobilística, educação e agricultura. Cada grupo ficou responsável por coletar informações e exemplos que ilustrassem as mudanças econômicas, culturais e sociais dentro do setor escolhido. A terceira etapa consistiu na organização das informações coletadas. Os grupos sintetizaram as informações e criar apresentações para compartilhar com a turma. Utilizando recursos visuais, como gráficos e/ou imagens, para tornar a apresentação mais didática e interessante. Após cada apresentação, ocorreu a quarta etapa, que é o debate e a discussão em sala de aula. Os alunos expressaram suas opiniões sobre as mudanças apresentadas e como elas afetam a sociedade: questões sobre os impactos positivos e negativos das transformações e os desafios que podem surgir. Os alunos foram incentivados a embasar suas opiniões com fatos de suas apresentações. A quinta e última etapa é de avaliação e reflexão. Os alunos realizaram atividades de avaliação, através de questionários simples, para refletirem sobre o que aprenderam ao longo da sequência. A Sequência didática desenvolvida em sala de aula proporcionou aos alunos a oportunidade de discutir e avaliar as mudanças econômicas, culturais e sociais decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias. Tema muito atual, presente no cotidiano dos estudantes e puderam acompanhar as rápidas e grandes mudanças que nossa sociedade está presenciando. Ao longo do processo, os estudantes desenvolvem habilidades de pesquisa, organização de informações, comunicação oral e argumentação, além de refletirem criticamente sobre os impactos dessas transformações dentro da sociedade.
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com