É inquestionável que as formas de aprendizagem e assimilação de conceitos vêm se dinamizando com o decurso do tempo. Baseando-se nessa premissa e com as experiências satisfatórias obtidas no ensino superior com demonstrações experimentais e visível melhora no aprendizado, notou-se a necessidade de levar para o ensino fundamental e médio experimentos que contribuam para melhor fixação dos temas abordados em sala de aula. A partir disso, sobre o experimento escolhido, a GFP trata-se de uma proteína verde fluorescente sintetizada pela água viva Aequorea victoria, escolhida para explicar o conceito de fluorescência e diferenciá-lo de fosforescência e bioluminescência. A atividade executada na III Mostra de Biofísica, ocorrida no Colégio Militar da Polícia Militar II baseou-se na explicação dos conceitos principais que permeiam o funcionamento da GFP, bem como sua correlação com eventos cotidianos e a medicina, de forma didática e precisa, sempre interrogando aos ouvintes se detinham conhecimento sobre o assunto ou o que pensavam acerca do enfoque abordado, o que instigou o fascínio pelo tema. Após a breve explanação teórica, colocou-se em prática o abordado, com a demonstração de como a GFP reage na presença de uma fonte de luz ultravioleta, como a luz negra. Por fim, foi realizada uma avaliação do impacto para os discentes, com perguntas simples do tema explicitado a fim de avaliar os principais pontos a serem mantidos ou otimizados para garantir a melhor experiência de curricularização da extensão. Diante disso, a Mostra foi de suma importância para o desenvolvimento de nossas habilidades técnicas e interpessoais que vão ser essenciais no nosso futuro como profissionais da área da saúde. Com o uso de metodologias ativas podemos fortalecer a interdisciplinaridade entre os alunos do Colégio da Polícia militar II por meio da aplicação no dia a dia dos conhecimentos adquiridos na Mostra e fortalecer assuntos já aprendidos por eles como por exemplo conceitos das biomoléculas e as ligações presentes. E por fim a Mostra auxiliou no desenvolvimento da educação socioemocional que devem estar inseridos no currículo escolar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com