Introdução
Ensinar genética no ensino médio pode ser desafiador pois os conceitos são muito abstratos e é onde a biologia se aproxima da matemática. Para mitigar este problema, alguns professores optam por trabalhar com atividades lúdicas.
Por isso, desenvolver jogos didáticos é fundamental para contribuir com a educação dos alunos e ATAC Gene é um jogo didático que mistura elementos competitivos e cooperativos para os alunos contextualizarem, memorizarem, relacionarem e integrarem alguns conceitos de genética. Ele foi projetado para grupos de 4 a 7 alunos. No caso de salas mais numerosas, devem ser formados 5 ou mais grupos. Para jogar, os alunos se dividem em dois grupos; DNA Polimerases (DNAP) e Agentes Mutagênicos (AM). A ideia do jogo surgiu como um trabalho da disciplina Biologia Celular e desde então veio sendo desenvolvido para melhorar seus pontos negativos.
Objetivo
O objetivo depende da função à qual o jogador pertence. No caso das DNAP, os alunos devem montar uma sequência complementar à fita de DNA exposta na mesa. Já os AM devem sabotar a fita, a ponto de, no fim do processo, gerar uma mutação grave. No entanto, o jogo possui dois grandes desafios que engajam os jogadores: Ninguém sabe quem está em cada função e durante o decorrer do jogo, além disso, como em um jogo da memória, as cartas sobre a mesa ficam de cabeça para baixo deixando um ar constante de desconfiança.
No fim do jogo, as duas fitas são comparadas e são contados os erros que acabaram na fita complementar. Caso a fita tenha cinco erros ou mais, o(s) alunos na função de AM ganham, caso contrário, a equipe das DNAP ganha.
O tema da XIV Semana Acadêmica do ICB foi “BioAMAZÔNIA: Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia ”
O evento ocorreu entre 04 e 07 de dezembro de 2023.
A ideia do evento foi a de criar um espaço voltado para promover o networking, dar visibilidade para as ações do ICB, estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios. O evento contou com a presença de destacados pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, profissionais de diversas áreas e empresários que, ao longo da programação, encontraram espaço para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Nestes anais, confiram os trabalhos apresentados em nosso evento.
Boa leitura!
Comissão Organizadora da Bioamazônia 2023. - XIV Semana Acadêmica do ICB
Comissão Organizadora
Coordenação Geral
Profa. Dra. Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão - DB-ICB-UFAM
Comitê de Comunicação e Marketing
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman - DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Gracimar Pacheco de Araújo - DB-ICB-UFAM
Adryan Dylan Martins Golvim - Ciências Biológicas/CABIO - UFAM
Valdenice Vilagelin de Sousa - Mestranda - Pós graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia
Comitê de Inscrição e Certificados
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Eliza Raquel Duarte da Silva - Biotecnologia - UFAM
Beatriz Madeira dos Santos - Biotecnologia - UFAM
Comissão Científica
Profa. Dra. Aldeniza Lima Cardoso
Profa. Dra. Andrea Viviana Waichman- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Isabelle Bezerra Cordeiro - DCF-ICB-UFAM
Prof. Dr. José Wilson do Nascimento Corrêa - DCF-ICB-UFAM
Profa. Dra. Juliana de Souza Araújo- DB-ICB-UFAM
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão- DB-ICB-UFAM
Prof. Dr. Saulo Cézar Seiffert Santos- DB-ICB-UFAM
bioamazonia2023@gmail.com