Arquivo Stefania Bril: Um relato de experiência interdisciplinar

  • Autor
  • Pamela de Oliveira Pereira
  • Co-autores
  • Clarice Ferreira Rodrigues
  • Resumo
  • Este resumo pretende apresentar o relato de experiência do tratamento arquivístico e museológico do Arquivo Stefania Bril, custodiado pelo Instituto Moreira Salles (IMS). Stefania Bril (Gdansk, Polônia, 1922 - São Paulo, Brasil, 1992) formou-se em química, foi fotógrafa, curadora, crítica e personagem fundamental no reconhecimento da fotografia como linguagem no Brasil. 

    A identificação e inventário do conjunto passou por diversas fases: em 2015 foram identificados os negativos produzidos pela fotógrafa. Em 2018, elaborou-se o inventário com breve descrição dos itens, como preparação para a de Bolsa de Pesquisa destinada ao arquivo, desenvolvida no ano de 2019. A partir de 2021 foi elaborado um Projeto para o processamento técnico do arquivo, que contou com a participação de profissionais de diversas áreas do IMS. Na ocasião, identificou-se a necessidade de contratação de profissional arquivista para compor a equipe interdisciplinar dedicada exclusivamente ao arquivo. O processamento arquivístico teve início em maio de 2023 e encontra-se ainda em fase de desenvolvimento, compreendendo as etapas de acondicionamento preliminar, desenvolvimento do arranjo intelectual, identificação, classificação, pesquisa e inserção em base de dados. 

    No decorrer das atividades arquivísticas, a metodologia foi alterada em virtude do andamento do trabalho, pois ao analisar as métricas do processamento, decidiu-se que seria mais produtivo a identificação por dossiês ao invés de item a item. Sendo assim, a projeção de conclusão passou de 3 a 4 anos para cerca de 2 a 3 anos. Desta forma, a média de documentos identificados passou de 20 a 25 por dia para 30 a 80 documentos, a depender de sua complexidade e levando em consideração que na maior parte do tempo o trabalho é desenvolvido por uma pessoa só.

    Ainda sobre a etapa de processamento, é interessante destacar que o modelo de descrição utilizado foi recém criado pelo IMS e tem o intuito de padronizar a descrição de documentos independente da abordagem de tratamento. Desta maneira o Modelo Unificado de Descrição Arquivística (MUDA) permite a descrição dos documentos a partir dos metadados relevantes para as Coordenadorias de Fotografia, Fotografia Contemporânea, Iconografia e  Música. Desta forma, a identificação por dossiês junto ao MUDA vem proporcionado uma metodologia de tratamento assertiva e integrada, garantindo uma padronização no processamento técnico.  

    Em 2023 deu-se início à elaboração de uma exposição sobre Stefania Bril, com abertura prevista para agosto de 2024, como ação de difusão de sua  produção intelectual e fotográfica. A partir do processo de pesquisa e curadoria, houve a seleção de itens que integrarão a mostra fotográfica, documental e audiovisual. Em relação à produção fotográfica, em maioria retratos, foi possível identificar alguns dos sujeitos retratados a partir de informações de fonte primária, entretanto precisávamos aprofundar o contexto de produção das imagens. Deu-se início, então, a um processo de pesquisa com o apoio da família da titular e via redes sociais a fim de preencher as lacunas de informações existentes. Esse aprofundamento permitiu o acesso a contextualização de inúmeros retratos, principalmente aqueles localizados em Campos do Jordão e a conexão de familiares dos retratados com as imagens, em sua maioria nunca antes vistas.  

    A partir do relato de experiência apresentado, conclui-se que o desenvolvimento de projetos com equipes interdisciplinares contribui para  a elaboração de práticas eficazes para o tratamento de arquivos complexos, como o de Stefania Bril. A colaboração entre pesquisa, processamento e ações de difusão - aqui representadas pela exposição - permite que o trabalho desenvolvido no arquivo alcance o objetivo principal: o acesso por pesquisadores e público em geral.

     
  • Palavras-chave
  • Arquivos pessoais, Pesquisa, Processamento técnico, Stefania Bril, Interdisciplinaridade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 - Estudos de Caso e Relatos de Experiência
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Prezados(as) participantes,

 

É com grande satisfação que apresentamos o Caderno de Resumos do I Seminário Arquivos Pessoais e Sociedade: Preservação e Acesso na Contemporaneidade, realizado nos dias 8 a 10 de abril.

Este evento é fruto de uma parceria exitosa entre o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC FGV) , a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Laboratório e Grupo de Pesquisa APP e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Agradecemos ao CPDOC-FGV por abrir suas portas para este encontro e à FAPERJ pelo apoio financeiro que permitiu a realização de um evento de alto nível científico.

O Seminário reuniu pesquisadores, estudantes, profissionais de arquivo e interessados da área, para discutir os desafios e oportunidades da preservação e do acesso aos arquivos pessoais. Ao longo de três dias, foram apresentados 29 trabalhos,distribuídos em três modalidades, que abordam uma ampla gama de temas, desde a organização de acervos pessoais até a relação destes com a memória coletiva.

No GT1 - Pesquisas Acadêmicas foram apresentados trabalhos resultantes de pesquisas acadêmicas, como TCCs, dissertações, teses e projetos de pesquisa, que abordaram as mais diversas perspectivas teóricas sobre arquivos pessoais e sociedade.

No GT2 - Estudos de Caso e Relatos de Experiência os participantes compartilharam suas experiências práticas no trabalho com arquivos pessoais em instituições e espaços de custódia. Os relatos e estudos de caso apresentaram soluções inovadoras e desafios enfrentados no dia a dia.

E a Seção de Pôsteres foi dedicada à apresentação de trabalhos desenvolvidos por graduandos, que abordaram temas como pesquisa de iniciação científica, projetos de extensão e projetos de ensino.

Os trabalhos apresentados demonstraram uma grande diversidade de abordagens e temáticas, evidenciando a riqueza e a complexidade do campo dos estudos sobre arquivos pessoais. Fruto de grande esforço de pesquisa, os trabalhos apresentam originalidade e relevância nos temas abordados. A combinação de pesquisas acadêmicas com estudos de caso práticos enriqueceram o debate e contribuíram para a consolidação do evento como um espaço de referência para a discussão de questões relacionadas à preservação e ao acesso aos arquivos pessoais. 

Nesse sentido, muito nos alegra ter feito parte deste momento, e acreditamos que o evento "Arquivos Pessoais e Sociedade", carinhosamente chamado de apenas “APS”, contribuiu significativamente para o avanço dos estudos sobre arquivos pessoais no Brasil. E esperamos que os debates e as reflexões gerados durante o evento inspirem novas pesquisas e iniciativas na área.

É por isso que encerramos, já aproveitando para convidá-los a estarmos juntos novamente em nossa próxima edição do do evento que está prevista para acontecer em 2026.

 

Abraços afetuosos

Patricia, Renato e Carolina

Poderão submeter resumos graduandos (postêr) e profissionais graduados em Arquivologia ou áreas afins que atuem no segmento de arquivos privados e pessoais (apresentação oral). Serão aceitos trabalhos originais, resultados de pesquisas acadêmicas, para o GT 1, relatos de experiências profissionais, para o GT 2, e projetos de graduandos, para a Seção de Pôsteres.

O resumo expandido deve conter no mínimo 2.000 e no máximo 4.000 caracteres, com espaços. Ser redigido em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas 1,5 e alinhamento justificado, recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo e sem espaçamento entre parágrafos. Para as referências, aplicar a norma ABNT [NBR 6023:2018].

O resumo expandido deverá conter: Indicação de GT ao qual se direciona; Título do trabalho; de 3 a 5 palavras-chaves. O resumo pode ser dividido em parágrafos, mas não em seções, e deve apresentar introdução, metodologia, resultados e conclusões. Os nomes dos autores não devem ser mencionados no resumo. Não devem conter imagens, gráficos e tabelas no resumo expandido.

Para a submissão completa, é necessário preencher todos os campos solicitados pela plataforma e anexar um documento editável com o resumo, de acordo com o template disponibilizado. O texto do resumo do campo de submissão e o do documento anexado devem ser os mesmos. A lista de referências deve constar apenas no documento anexado, sendo dispensada para o campo de preenchimento na plataforma.

Os resumos aprovados serão apresentados oralmente no Seminário Arquivos Privados e Sociedade. As apresentações acontecerão apenas em formato presencial.

Serão permitidos até 3 autores em cada trabalho. Cada autor/coautor poderá submeter até 2 trabalhos.


GT 1 - PESQUISAS ACADÊMICAS

O GT 1 destina-se à apresentação de trabalhos resultados de pesquisas acadêmicas, com enfoque em perspectivas teóricas sobre arquivos pessoais e sociedade. Serão recebidos trabalhos originados de TCC, dissertações, teses e projetos de pesquisa diversos que contemplem arquivos pessoais em suas mais diversas abordagens.

GT 2 - ESTUDOS DE CASO E RELATOS DE EXPERIÊNCIA

O GT 2 destina-se à apresentação de relatos de experiências práticas realizadas em instituições e espaços de custódia de arquivos pessoais. Os relatos e estudos de caso têm por finalidade apresentar as realidades vivenciadas por profissionais que atuem com arquivos pessoais a partir do entendimento de que espaços de custódia são espaços de geração de conhecimento e soluções sobre o tratamento de arquivos pessoais. Os trabalhos deste GT não dispensam abordagem teórica, mas seu foco encontra-se na prática com arquivos pessoais.

SEÇÃO DE PÔSTERES

A seção de pôsteres se destina à apresentação de trabalhos desenvolvidos por graduandos, acompanhados de seus orientadores. Os trabalhos apresentados podem envolver pesquisas de iniciação científica, projetos de extensão, projetos de ensino, entre outras formas de pesquisa desenvolvidas durante a graduação. As propostas aprovadas deverão enviar os pôsteres, em formato digital, para apresentação. A data de envio e o modelo do pôster serão divulgados posteriormente.

  • GT 1 - Pesquisas Acadêmicas
  • GT 2 - Estudos de Caso e Relatos de Experiência
  • Seção de Pôsteres

Comissão Científica

Patricia Ladeira Penna Macêdo

Professora Adjunta do curso de Arquivologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em exercício provisório no Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC/UFRN) e Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Líder do grupo de pesquisa: Acervos privados e pessoais: memórias, políticas e patrimônio (Grupo APP). Pesquisadora do Laboratório Multidimensional de Estudos sobre acervos privados e pessoais (LABAPP-UNIRIO). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) com graduação em História e Arquivologia, também pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de instituições arquivísticas, memória, acervos pessoais, gestão da informação, preservação e conservação de documentos, história e biografia e questões de gênero.

Renato Crivelli Duarte

É doutor e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? ? UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Possui graduação em Arquivologia pela mesma instituição. Foi arquivista do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (CEDAP) da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? ? UNESP no período de 2014 a 2019. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Professor Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ), da mesma instituição.. É líder do Grupo de Pesquisa "Acervos Privados e Pessoais: memórias, políticas e patrimônio" (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2718794724114957), com atuação na linha de pesquisa "Instituições (d)e custódia de arquivos privados e pessoais". Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, memória individual e memória coletiva, arquivos pessoais, patrimônio e patrimônio documental e instituições de custódia.

Carolina Gonçalves Alves

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS UERJ), mestre em Ciências Sociais pelo mesmo programa e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Analista de Documentação e Informação da FGV CPDOC, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais da mesma instituição (PPHPBC FGV CPDOC), e atualmente coordena a Documentação (2023). Além disso, é integrante do Comitê Executivo da Rede Arquivos de Mulheres (RAM), fruto de uma parceria entre o CPDOC e o IEB da USP e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Interseccionalidades (NEGRI) da Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getúlio Vargas - RJ. Sua atuação está voltada para a área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, sendo seus principais temas de interesse: raça, gênero, poder e representação. Seu trabalho envolve a organização e gestão de documentos históricos, e dedica-se a refletir sobre a sub-representação de mulheres nas instituições arquivísticas. Suas áreas de pesquisa compreendem a Sociologia, Sociologia da Cultura, Memória e Documentação.

 

 

 

Contato:

Coordenadores do I Seminário Arquivos Pessoais e Sociedade

Patricia Ladeira Penna Macêdo (UNIRIO/UFRN)

Renato Crivelli Duarte (UNIRIO)

Carolina Gonçalves Alves (CPDOC FGV)

 

Secretaria do evento

Rayssa Lisbôa França
Isabela Puppin de Oliveira Ribeiro

 

Designer Gráfico

Hugo Braga de Oliveira

 

Editoração dos Anais

Patricia Ladeira Penna Macêdo

Renato Crivelli Duarte 

Carolina Gonçalves Alves

 

Financiamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.