Este projeto foi desenvolvido para o seminário da disciplina de “Arquivos Pessoais”, realizado no segundo semestre de 2023 na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi escolhido, pesquisado e apresentado o Arquivo Pessoal de Jair Cardoso (1917-1987): comerciante e político influente entre 1954 e 1976 em Imbituba, Santa Catarina, onde é lembrado pela sua atuação política em relação à comunidade de Mirim e pela emancipação e atividades políticas do município (INTERLEGIS, 2021).
Atualmente, parte já identificado do seu Arquivo Pessoal está sendo mantido pela Sociedade Cultural Freguesia do Mirim[1], onde os membros da comunidade o guardam e preservam para pesquisas sobre o produtor, seu arquivo e história. Para a comunidade, além dos documentos contarem grande parte da trajetória da história do distrito de Mirim, é importante pela ampla temática presente nos seus conteúdos, bem como o caráter educativo, cultural, religioso e político, que pode ser explorado para apresentar as histórias da comunidade, cidade e do estado de Santa Catarina.
Como metodologia do seminário, foi realizada uma análise primária do arquivo junto aos membros da comunidade para responder o roteiro com perguntas norteadoras sobre Arquivos Pessoais. Além disso, foram feitas reuniões com os membros da comunidade sobre a possibilidade de haver outros documentos em diferentes locais, além do já conhecido. Também foi pesquisado na Hemeroteca Digital Brasileira jornais que mencionassem Jair Cardoso ou contribuíssem com mais informações sobre o produtor e a atuação ao longo da sua trajetória de vida.
Através do resultado da análise e pesquisa, foram contabilizadas uma estimativa 360 a 600 espécies e tipos documentais, localizados em 6 arquivos. Em síntese, o arquivo é composto por documentos textuais manuscritos e datilografados; jornais; periódicos almanaques; livros; documentos institucionais; mapas; plantas de construção; materiais orgânicos; fotografias, entre outros. O recorte temporal insere-se entre 1846, com o manuscrito de um passaporte, até 1987, com o seu atestado de óbito. Há a presença de documentos posteriores à sua morte, mas que estão relacionados aos seus familiares. Inferiu-se que o próprio produtor tomou a iniciativa de guardar seus registros, a partir da breve análise dos cadernos do produtor com anotações gerais e acontecimentos, tendo sido esses documentos guardados posteriormente pelos seus familiares e depois pela Sociedade Cultural Freguesia de Mirim. Também foram encontradas 7 menções a Jair Cardoso, sendo 1 no jornal O Apóstolo, mencionando sua atuação religiosa na paróquia (SANTAS..., 1950) e 6 no jornal O Estado onde, referem-se à atuação política como vereador no município (MARTINS, 1965; 1966; IMBITUBA..., 1974).
Concluiu-se a importância de destacar a comunidade como participadora ativa na preservação e divulgação do arquivo, onde os próprios moradores o guardam e o consultam por entender que há relevância no seu conteúdo (BARRETO; MELO, 2012). Além disso, observa-se que o Arquivo Pessoal de Jair Cardoso apresenta um conjunto amplo de materiais de pesquisa importantes para se compreender a história do Distrito de Mirim, das atividades culturais e religiosas da comunidade, do processo das atuações políticas no Município, além de outras temáticas. Por ainda não haver suporte devido para se preservar esses documentos, o arquivo encontra-se sem atividades de identificação, conservação e digitalização, o que mostra a importância da divulgação para que ações possam ser realizadas.
Assim, espera-se que este trabalho contribua para a divulgação do Arquivo Pessoal de Jair Cardoso e da atuação da comunidade de Mirim na sua preservação, bem como incentivar outros trabalhos que possam contribuir na pesquisa, preservação e difusão do arquivo para a sociedade.
[1] Para saber mais sobre a sociedade, acesse: https://scfreguesiademirim.web.app/.
Prezados(as) participantes,
É com grande satisfação que apresentamos o Caderno de Resumos do I Seminário Arquivos Pessoais e Sociedade: Preservação e Acesso na Contemporaneidade, realizado nos dias 8 a 10 de abril.
Este evento é fruto de uma parceria exitosa entre o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC FGV) , a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Laboratório e Grupo de Pesquisa APP e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Agradecemos ao CPDOC-FGV por abrir suas portas para este encontro e à FAPERJ pelo apoio financeiro que permitiu a realização de um evento de alto nível científico.
O Seminário reuniu pesquisadores, estudantes, profissionais de arquivo e interessados da área, para discutir os desafios e oportunidades da preservação e do acesso aos arquivos pessoais. Ao longo de três dias, foram apresentados 29 trabalhos,distribuídos em três modalidades, que abordam uma ampla gama de temas, desde a organização de acervos pessoais até a relação destes com a memória coletiva.
No GT1 - Pesquisas Acadêmicas foram apresentados trabalhos resultantes de pesquisas acadêmicas, como TCCs, dissertações, teses e projetos de pesquisa, que abordaram as mais diversas perspectivas teóricas sobre arquivos pessoais e sociedade.
No GT2 - Estudos de Caso e Relatos de Experiência os participantes compartilharam suas experiências práticas no trabalho com arquivos pessoais em instituições e espaços de custódia. Os relatos e estudos de caso apresentaram soluções inovadoras e desafios enfrentados no dia a dia.
E a Seção de Pôsteres foi dedicada à apresentação de trabalhos desenvolvidos por graduandos, que abordaram temas como pesquisa de iniciação científica, projetos de extensão e projetos de ensino.
Os trabalhos apresentados demonstraram uma grande diversidade de abordagens e temáticas, evidenciando a riqueza e a complexidade do campo dos estudos sobre arquivos pessoais. Fruto de grande esforço de pesquisa, os trabalhos apresentam originalidade e relevância nos temas abordados. A combinação de pesquisas acadêmicas com estudos de caso práticos enriqueceram o debate e contribuíram para a consolidação do evento como um espaço de referência para a discussão de questões relacionadas à preservação e ao acesso aos arquivos pessoais.
Nesse sentido, muito nos alegra ter feito parte deste momento, e acreditamos que o evento "Arquivos Pessoais e Sociedade", carinhosamente chamado de apenas “APS”, contribuiu significativamente para o avanço dos estudos sobre arquivos pessoais no Brasil. E esperamos que os debates e as reflexões gerados durante o evento inspirem novas pesquisas e iniciativas na área.
É por isso que encerramos, já aproveitando para convidá-los a estarmos juntos novamente em nossa próxima edição do do evento que está prevista para acontecer em 2026.
Abraços afetuosos
Patricia, Renato e Carolina
Poderão submeter resumos graduandos (postêr) e profissionais graduados em Arquivologia ou áreas afins que atuem no segmento de arquivos privados e pessoais (apresentação oral). Serão aceitos trabalhos originais, resultados de pesquisas acadêmicas, para o GT 1, relatos de experiências profissionais, para o GT 2, e projetos de graduandos, para a Seção de Pôsteres.
O resumo expandido deve conter no mínimo 2.000 e no máximo 4.000 caracteres, com espaços. Ser redigido em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas 1,5 e alinhamento justificado, recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo e sem espaçamento entre parágrafos. Para as referências, aplicar a norma ABNT [NBR 6023:2018].
O resumo expandido deverá conter: Indicação de GT ao qual se direciona; Título do trabalho; de 3 a 5 palavras-chaves. O resumo pode ser dividido em parágrafos, mas não em seções, e deve apresentar introdução, metodologia, resultados e conclusões. Os nomes dos autores não devem ser mencionados no resumo. Não devem conter imagens, gráficos e tabelas no resumo expandido.
Para a submissão completa, é necessário preencher todos os campos solicitados pela plataforma e anexar um documento editável com o resumo, de acordo com o template disponibilizado. O texto do resumo do campo de submissão e o do documento anexado devem ser os mesmos. A lista de referências deve constar apenas no documento anexado, sendo dispensada para o campo de preenchimento na plataforma.
Os resumos aprovados serão apresentados oralmente no Seminário Arquivos Privados e Sociedade. As apresentações acontecerão apenas em formato presencial.
Serão permitidos até 3 autores em cada trabalho. Cada autor/coautor poderá submeter até 2 trabalhos.
GT 1 - PESQUISAS ACADÊMICAS
O GT 1 destina-se à apresentação de trabalhos resultados de pesquisas acadêmicas, com enfoque em perspectivas teóricas sobre arquivos pessoais e sociedade. Serão recebidos trabalhos originados de TCC, dissertações, teses e projetos de pesquisa diversos que contemplem arquivos pessoais em suas mais diversas abordagens.
GT 2 - ESTUDOS DE CASO E RELATOS DE EXPERIÊNCIA
O GT 2 destina-se à apresentação de relatos de experiências práticas realizadas em instituições e espaços de custódia de arquivos pessoais. Os relatos e estudos de caso têm por finalidade apresentar as realidades vivenciadas por profissionais que atuem com arquivos pessoais a partir do entendimento de que espaços de custódia são espaços de geração de conhecimento e soluções sobre o tratamento de arquivos pessoais. Os trabalhos deste GT não dispensam abordagem teórica, mas seu foco encontra-se na prática com arquivos pessoais.
SEÇÃO DE PÔSTERES
A seção de pôsteres se destina à apresentação de trabalhos desenvolvidos por graduandos, acompanhados de seus orientadores. Os trabalhos apresentados podem envolver pesquisas de iniciação científica, projetos de extensão, projetos de ensino, entre outras formas de pesquisa desenvolvidas durante a graduação. As propostas aprovadas deverão enviar os pôsteres, em formato digital, para apresentação. A data de envio e o modelo do pôster serão divulgados posteriormente.
Comissão Científica
Patricia Ladeira Penna Macêdo
Professora Adjunta do curso de Arquivologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em exercício provisório no Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC/UFRN) e Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Líder do grupo de pesquisa: Acervos privados e pessoais: memórias, políticas e patrimônio (Grupo APP). Pesquisadora do Laboratório Multidimensional de Estudos sobre acervos privados e pessoais (LABAPP-UNIRIO). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) com graduação em História e Arquivologia, também pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de instituições arquivísticas, memória, acervos pessoais, gestão da informação, preservação e conservação de documentos, história e biografia e questões de gênero.
Renato Crivelli Duarte
É doutor e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? ? UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Possui graduação em Arquivologia pela mesma instituição. Foi arquivista do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (CEDAP) da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? ? UNESP no período de 2014 a 2019. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Professor Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ), da mesma instituição.. É líder do Grupo de Pesquisa "Acervos Privados e Pessoais: memórias, políticas e patrimônio" (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2718794724114957), com atuação na linha de pesquisa "Instituições (d)e custódia de arquivos privados e pessoais". Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, memória individual e memória coletiva, arquivos pessoais, patrimônio e patrimônio documental e instituições de custódia.
Carolina Gonçalves Alves
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS UERJ), mestre em Ciências Sociais pelo mesmo programa e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Analista de Documentação e Informação da FGV CPDOC, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais da mesma instituição (PPHPBC FGV CPDOC), e atualmente coordena a Documentação (2023). Além disso, é integrante do Comitê Executivo da Rede Arquivos de Mulheres (RAM), fruto de uma parceria entre o CPDOC e o IEB da USP e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Interseccionalidades (NEGRI) da Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getúlio Vargas - RJ. Sua atuação está voltada para a área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, sendo seus principais temas de interesse: raça, gênero, poder e representação. Seu trabalho envolve a organização e gestão de documentos históricos, e dedica-se a refletir sobre a sub-representação de mulheres nas instituições arquivísticas. Suas áreas de pesquisa compreendem a Sociologia, Sociologia da Cultura, Memória e Documentação.
Contato:
Coordenadores do I Seminário Arquivos Pessoais e Sociedade
Patricia Ladeira Penna Macêdo (UNIRIO/UFRN)
Renato Crivelli Duarte (UNIRIO)
Carolina Gonçalves Alves (CPDOC FGV)
Secretaria do evento
Rayssa Lisbôa França
Isabela Puppin de Oliveira Ribeiro
Designer Gráfico
Hugo Braga de Oliveira
Editoração dos Anais
Patricia Ladeira Penna Macêdo
Renato Crivelli Duarte
Carolina Gonçalves Alves
Financiamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.