A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Autor
  • Adson Francisco Silva Santos
  • Co-autores
  • Jamesson Franciwellington da Silva , Álvaro Daniel Santos Almeida , Lilian Maria Dantas
  • Resumo
  •  

    Introdução: A utilização de jogos e ferramentas digitais nas aulas de língua inglesa têm se mostrado uma ferramenta relevante no auxílio do aprendizado e memorização das estruturas da língua inglesa recentemente. Objetivo: Mostrar como essa prática é eficaz em todas as fases da educação básica, desde as primeiras séries até os anos finais do ensino médio. A pesquisa é fruto de uma curiosidade despertada a partir das aulas de língua inglesa na universidade, juntamente com as observações em estágios supervisionados. Dito isso, é perceptível que diversos professores se prendem às práticas de ensino tradicional que limitam o aprendizado dos estudantes. Metodologia: O uso de ferramentas digitais como auxílio nas aulas pode ajudar a despertar o interesse pela língua inglesa a partir de uma abordagem utilizada para atrair os aprendizes com um ensinamento lúdico, interativo e significativo. Essa prática de ensino se mostra ainda mais eficiente se levarmos em conta as limitações enfrentadas nas escolas de educação básica, como a falta de envolvimento dos alunos, a dependência do livro didático, pouca preparação para situações “reais” e até mesmo a pouca prática oral e auditiva, que é centrada em aulas expositivas, memorização de regras gramaticais, traduções, e avaliações focadas em testes escritos. A prática é uma atividade interativa que consiste em utilizar jogos e ferramentas digitais nas aulas, que são facilmente acessíveis e altamente eficazes. Aplicativos como Kahoot, Duolingo, Lingokids e Quizlet, juntamente com milhares de sites que oferecem jogos e vídeos educativos como BBC Learning English, ESL Games Plus ou até mesmo o Youtube, permitem auxiliar significativamente os professores ao abordarem a língua alvo, desde uma ampla variedade de conteúdos, como vocabulário ou regras gramaticais. Resultados: A utilização de jogos e ferramentas digitais nas aulas é uma prática interativa que devemos considerar e aplicar amplamente. Como afirmam Soto, Gregolin e Rozenfeld (2012, p. 267), "com as escolas cada vez mais conectadas à internet, os papéis dos educadores e dos alunos se transformam, exigindo dos professores uma grande capacidade de adaptação e criatividade diante de novas situações, propostas e atividades". A evolução tecnológica tem equipado as escolas de forma crescente, tornando essa abordagem de ensino cada vez mais acessível. As crianças de hoje pensam, acessam, absorvem, interpretam, processam e usam informação de maneira fundamentalmente diferente, devido às suas experiências com tecnologias digitais. Jukes, McCain e Crockett (2010, p. 20) observam que "essas diferenças moldam a forma como veem, interagem e se comunicam no mundo moderno". Conclusão: Portanto, ao usarmos jogos e ferramentas digitais no ensino de língua inglesa não só unimos a prática mencionada às capacidades e preferências dos alunos, mas também melhoramos o aprendizado, tornando-o mais eficaz e engajador. Por fim, utilizar recursos digitais como forma de aprendizado tem mostrado resultados significativamente positivos, abordando vocabulário, gramática e estruturas da língua alvo a partir de um ensino lúdico, interativo e significativo aos educandos.

  • Palavras-chave
  • Educação, Tecnologia, Ludicidade, Interatividade, Aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar

A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).