LITERATURA, MULTILETRAMENTOS E APRENDIZAGEM CRIATIVA: NARRATIVAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS POR MEIO DO STOP MOTION

  • Autor
  • Milene Vitória Ferreira da Silva
  • Co-autores
  • Maria Betânia da Rocha de Oliveira
  • Resumo
  •  Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência do Programa Residência Pedagógica (PRP) – CAPES/UNEAL, desenvolvido numa turma do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública da rede estadual de Alagoas, da 2ª Gerência Especial de Ensino, localizada em São Miguel dos Campos. Configura-se como uma pesquisa qualitativa e é fruto da prática no subprojeto “Ler e escrever sem doer: o sabor do texto revelado pela literatura”, com o intuito de criar uma ponte entre o Ensino Superior e a Educação Básica, oportunizando o exercício prático da licenciatura para que os professores em formação inicial pudessem ter contato com a sala de aula antes da conclusão do curso. Cada etapa foi planejada para atender uma determinada competência ou área previamente selecionada, de acordo com as necessidades da turma. Após os estudos específicos do conhecimento da realidade dos estudantes, com atividades diagnósticas, as ações foram iniciadas, sendo divididas em três módulos. Neste relato, manteremos o foco apenas no módulo 2, momento em que iniciamos com leituras relacionadas a metodologias ativas e acompanhamos o desenvolvimento de oficinas voltadas para a temática do Stop Motion, a partir da perspectiva dos Multiletramentos. Consideramos as competências e habilidades previstas na BNCC (Brasil, 2017) e a experiência da Literatura em sala de aula (Geraldi, 2011) para nortear como abordar a ligação entre a língua portuguesa e a literatura, com a intenção de estimular a aplicação de ambas em sala, sem que houvesse separação, de forma que a literatura estivesse mais presente dentro do ambiente escolar. Trabalhamos a partir da Aprendizagem Criativa (Resnick, 2017), que se concentra no envolvimento e criatividade, por meio da espiral de aprendizagem criativa, composta por etapas interconectadas: a imaginação, a criação, o compartilhamento, a reflexão e a conexão, que funcionam como um grande estímulo para o pensamento criativo. Concentramos, ainda na Literatura e Stop Motion, uma técnica de animação que consiste em criar uma ilusão de movimento a partir da sequência de fotografias de objetos ou personagens posicionados em posições diferentes, produzindo, assim, uma narrativa. Olhando pela ótica pedagógica, os estudantes podem utilizar esse recurso para construir narrativas, ou seja, contar histórias por meio de animações em Stop Motion. Este foi o foco do trabalho: levar para a sala de aula a conjunção entre a Literatura e os gêneros multimodais por meio deste recurso tecnológico. Além disso, fizemos reflexões na Pedagogia dos Multiletramentos (Rojo, 2012), essenciais para uma educação em constante renovação, visto que vivemos em um mundo tecnológico e repleto de multiculturalidade. Na oficina, os estudantes produziram suas animações por meio do aplicativo Stop Motion, inspirados no livro “Diário de Anne Frank”, na versão de histórias em quadrinhos. Antes da etapa da produção das narrativas, a turma fez a leitura coletiva, seguida de um momento de discussão acerca do tema da HQ. Dessa forma, foi possível proporcionar a articulação entre Literatura, Aprendizagem Criativa e Stop Motion, pois os estudantes foram orientados a explorar a criatividade, produzindo e experimentando novas ideias e expressando suas histórias de forma interativa.

     

  • Palavras-chave
  • Multimodalidade. Prática Literária. Linguagens. Aprendizado Ativo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).