Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência do Programa Residência Pedagógica (PRP) – CAPES/UNEAL, desenvolvido numa turma do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública da rede estadual de Alagoas, da 2ª Gerência Especial de Ensino, localizada em São Miguel dos Campos. Configura-se como uma pesquisa qualitativa e é fruto da prática no subprojeto “Ler e escrever sem doer: o sabor do texto revelado pela literatura”, com o intuito de criar uma ponte entre o Ensino Superior e a Educação Básica, oportunizando o exercício prático da licenciatura para que os professores em formação inicial pudessem ter contato com a sala de aula antes da conclusão do curso. Cada etapa foi planejada para atender uma determinada competência ou área previamente selecionada, de acordo com as necessidades da turma. Após os estudos específicos do conhecimento da realidade dos estudantes, com atividades diagnósticas, as ações foram iniciadas, sendo divididas em três módulos. Neste relato, manteremos o foco apenas no módulo 2, momento em que iniciamos com leituras relacionadas a metodologias ativas e acompanhamos o desenvolvimento de oficinas voltadas para a temática do Stop Motion, a partir da perspectiva dos Multiletramentos. Consideramos as competências e habilidades previstas na BNCC (Brasil, 2017) e a experiência da Literatura em sala de aula (Geraldi, 2011) para nortear como abordar a ligação entre a língua portuguesa e a literatura, com a intenção de estimular a aplicação de ambas em sala, sem que houvesse separação, de forma que a literatura estivesse mais presente dentro do ambiente escolar. Trabalhamos a partir da Aprendizagem Criativa (Resnick, 2017), que se concentra no envolvimento e criatividade, por meio da espiral de aprendizagem criativa, composta por etapas interconectadas: a imaginação, a criação, o compartilhamento, a reflexão e a conexão, que funcionam como um grande estímulo para o pensamento criativo. Concentramos, ainda na Literatura e Stop Motion, uma técnica de animação que consiste em criar uma ilusão de movimento a partir da sequência de fotografias de objetos ou personagens posicionados em posições diferentes, produzindo, assim, uma narrativa. Olhando pela ótica pedagógica, os estudantes podem utilizar esse recurso para construir narrativas, ou seja, contar histórias por meio de animações em Stop Motion. Este foi o foco do trabalho: levar para a sala de aula a conjunção entre a Literatura e os gêneros multimodais por meio deste recurso tecnológico. Além disso, fizemos reflexões na Pedagogia dos Multiletramentos (Rojo, 2012), essenciais para uma educação em constante renovação, visto que vivemos em um mundo tecnológico e repleto de multiculturalidade. Na oficina, os estudantes produziram suas animações por meio do aplicativo Stop Motion, inspirados no livro “Diário de Anne Frank”, na versão de histórias em quadrinhos. Antes da etapa da produção das narrativas, a turma fez a leitura coletiva, seguida de um momento de discussão acerca do tema da HQ. Dessa forma, foi possível proporcionar a articulação entre Literatura, Aprendizagem Criativa e Stop Motion, pois os estudantes foram orientados a explorar a criatividade, produzindo e experimentando novas ideias e expressando suas histórias de forma interativa.
A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).
Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX
O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.
I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);
II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.
III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;
IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);
V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.
Comissão Organizadora
Prof. Me. Anderson de Almeida Barros
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Prof. Me. Diego Jorge da Silva
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros
Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves
Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva
Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva
Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto
Comissão Científica
E-mail: sepex@uneal.edu.br
Campus I - Arapiraca-AL
Equipes das Pró-Reitorias
Prograd
Propep
Proext
Campus II - Santana do Ipanema-AL
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Campus III - Palmeira dos Indios-AL
Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda
Profa. Dra. Denize dos Santos
Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira
Profa. Dra. Taline Cristina da Silva
Campus IV - São Miguel dos Campos-AL
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos
Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho
Campus V - União dos Palmares-AL
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva
Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Campus VI - Maceió-AL
Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto
A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).