OS PAULOS HONÓRIOS DE ALAGOAS: UMA ANÁLISE DA MASCULINIDADE HEGEMÔNICA CABRA MACHO

  • Autor
  • Ericlis Roberto Aguiar dos Santos
  • Co-autores
  • Augusto Ferreira Ramos Filho
  • Resumo
  • Este resumo trata da investigação da masculinidade hegêmonica cabra macho a partir do romance São Bernardo de Graciliano Ramos publicado em 1934. O trabalho analisa a expressão da masculinidade Cabra Macho no estado de Alagoas através das falas dos homens hegemônicos Alagoanos. Assim, esta hegemonia masculina se constrói na ótica da heterossexualidade, cisgenaridade, branquitude, riqueza e virilidade (De Los Santos Rodriguez, 2019. Esta pesquisa se configura no paradigma interpretativista, por uma abordagem fenomenológica. A captação de dados, deu-se através de uma entrevista semi-estruturada e ocorreram com oito homens distribuídos entre agreste e alto sertão alagoano. A característica dada a masculinidade cabra macho por Alfredo e por Ricardo, parte da visão do cangaceiro Lampião, mencionando a ignorância e a brutalidade das ações de seu bando no Nordeste. Alfredo relatou sobre a possessividade desses homens com suas parceiras e os problemas que ser cabra macho pode causar. A característica mais mencionada foi a de ser trabalhador; valente, humilde, ser namorador, ter caráter, e, também, sobre a proteção e a providência alimentícia e financeira da família. Na característica do ser trabalhador, o entrevistado Lucas fala que há também mulheres cabra macho, que assumem esses papéis perante a sociedade. Sobre a saúde mental desses homens cabra macho, mostrou-se ser um tópico bem dividido, a maioria demonstrou ter pouco entendimento sobre a saúde mental masculina. Lucas parece  desacreditar que a vivência cabra macho influência à saúde, mesmo que em outro momento relatou um trauma, no qual seu pai o fez correr, chorando, por 3 quilômetros quando criança, para ensiná-lo a respeitá-lo. Nivaldo, falou sobre sempre ser forte e a falta de autoestima de ser cabra macho, da violência para defender as namoradas, as terras. Nivaldo ainda descaracteriza o ser cabra macho quando assume uma postura cangaceira, na qual, segundo sua opinião, quando o homem mata, rouba para bem próprio, ele deixa de ser cabra macho. As influências para a perpetuação da masculinidade cabra macho na maioria das respostas veio principalmente de suas famílias, de costumes e da cultura. Lucas relata a mudança que vê da criação dos filhos antigamente para a criação de seus filhos, cita por exemplo a tecnologia como principal dificuldade para essa perpetuação, mas que tentará educar seu filho como seu pai o criou. Pedro em suas respostas diz que suas influências vinham de casa, mas acredita que essas influências estão esvaziando, da família, da escola e da sociedade. Por esta pesquisa percebe-se uma lacuna nos estudos sobre a masculinidade cabra macho alagoana, se faz necessário mais pesquisas para a compreensão da historicidade das masculinidades e como elas corroboram para a repressão que a masculinidade hegemônica causa sobre si e outras performances de gêneros. Os relatos aqui elucidados mostram uma pequena fração das problemáticas vivenciadas pelos homens cabra macho quando incorporam na suas vidas práticas cotidianas para alcançar uma hegemonia que não os contemplam. 

  • Palavras-chave
  • Literatura, Virilidade, Cultura, Diversidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).