É conspícuo que a alfabetização é o alicerce da educação, exigindo estratégias eficazes para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. Esta pesquisa examina as dificuldades e conquistas na alfabetização através da literatura, no contexto do Programa Residência Pedagógica realizado na Escola Municipal Dr. Iramilton Leite, em São Miguel dos Campos, Alagoas. O subprojeto “Ler e escrever sem doer – o sabor do texto revelado através da literatura” utilizou a literatura para promover habilidades linguísticas, pensamento crítico e imaginação, destacando a literatura como instrumento vital no processo de alfabetização. A metodologia adotada baseou-se nas teorias de Paulo Freire e Emília Ferreiro, que discutem a relação entre literatura e educação. Ferreiro (1996, p. 24) afirma que “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social”. A experiência foi aplicada aos alunos do 6º e 7º anos da Escola Municipal Dr. Iramilton Leite, onde foram identificadas dificuldades significativas em leitura, interpretação e escrita. Inicialmente, foram realizadas avaliações diagnósticas e observações em sala de aula para identificar alunos com maiores dificuldades. Atividades específicas foram planejadas e implementadas para suprir lacunas e estimular o gosto pela leitura e escrita. Foram promovidas discussões em grupo, produções escritas, quizzes, vídeo-minuto, recitações e estratégias lúdicas, incentivando a participação ativa dos alunos e a construção coletiva do conhecimento. Além do ambiente de sala de aula, a interação com a comunidade escolar e a promoção de atividades extracurriculares, como exposições literárias e coletâneas de textos, ampliaram o contexto de aprendizagem. A prática pedagógica relatada foi orientada pelos fundamentos teóricos da formação em Letras Português, enfatizando o ato de estudar como uma interação crítica e reflexiva com o mundo, conforme cita Paulo Freire (2001, p. 60). A abordagem pedagógica considerou as características individuais e dificuldades específicas dos alunos, implementando estratégias diferenciadas sob a orientação da preceptora Benedita Betania Gomes dos Santos. O ambiente de aprendizagem integrado e significativo combinou literatura e desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas. A literatura, como instrumento de empoderamento e transformação social, ampliou horizontes, promoveu reflexão crítica e estimulou a imaginação dos alunos. As atividades propostas fortaleceram habilidades linguísticas, autoestima e confiança dos alunos. A culminância do projeto foi a criação de um livro, esboçado para fomentar o hábito de leitura e escrita. A capa do livro, uma obra de arte colaborativa entre alunos e residentes, reflete os temas presentes no conteúdo. O processo de coautoria entre educandos e educadores revelou o potencial artístico e intelectual dos alunos, empoderando-os como agentes ativos na construção do conhecimento. Este trabalho destaca a importância do professor como mediador do processo de aprendizagem, criando um ambiente propício à reflexão e construção ativa do conhecimento (Freire, 1996, p. 25). A experiência reforça a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras e contextualizadas, valorizando a participação ativa dos alunos e empoderando-os como sujeitos de sua própria aprendizagem. A criação do livro sintetiza os esforços e conquistas alcançadas, representando um legado duradouro do potencial transformador da educação e da literatura na vida dos alunos.
A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).
Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX
O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.
I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);
II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.
III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;
IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);
V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.
Comissão Organizadora
Prof. Me. Anderson de Almeida Barros
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Prof. Me. Diego Jorge da Silva
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros
Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves
Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva
Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva
Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto
Comissão Científica
E-mail: sepex@uneal.edu.br
Campus I - Arapiraca-AL
Equipes das Pró-Reitorias
Prograd
Propep
Proext
Campus II - Santana do Ipanema-AL
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Campus III - Palmeira dos Indios-AL
Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda
Profa. Dra. Denize dos Santos
Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira
Profa. Dra. Taline Cristina da Silva
Campus IV - São Miguel dos Campos-AL
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos
Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho
Campus V - União dos Palmares-AL
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva
Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Campus VI - Maceió-AL
Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto
A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).