DIFICULDADES E CONQUISTAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS ATRAVÉS DA LITERATURA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • José Wanderson Morais da Silva
  • Co-autores
  • Benedita Betania Gomes dos Santos , Maria Betânia da Rocha de Oliveira
  • Resumo
  • É conspícuo que a alfabetização é o alicerce da educação, exigindo estratégias eficazes para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. Esta pesquisa examina as dificuldades e conquistas na alfabetização através da literatura, no contexto do Programa Residência Pedagógica realizado na Escola Municipal Dr. Iramilton Leite, em São Miguel dos Campos, Alagoas. O subprojeto “Ler e escrever sem doer – o sabor do texto revelado através da literatura” utilizou a literatura para promover habilidades linguísticas, pensamento crítico e imaginação, destacando a literatura como instrumento vital no processo de alfabetização. A metodologia adotada baseou-se nas teorias de Paulo Freire e Emília Ferreiro, que discutem a relação entre literatura e educação. Ferreiro (1996, p. 24) afirma que “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social”. A experiência foi aplicada aos alunos do 6º e 7º anos da Escola Municipal Dr. Iramilton Leite, onde foram identificadas dificuldades significativas em leitura, interpretação e escrita. Inicialmente, foram realizadas avaliações diagnósticas e observações em sala de aula para identificar alunos com maiores dificuldades. Atividades específicas foram planejadas e implementadas para suprir lacunas e estimular o gosto pela leitura e escrita. Foram promovidas discussões em grupo, produções escritas, quizzes, vídeo-minuto, recitações e estratégias lúdicas, incentivando a participação ativa dos alunos e a construção coletiva do conhecimento. Além do ambiente de sala de aula, a interação com a comunidade escolar e a promoção de atividades extracurriculares, como exposições literárias e coletâneas de textos, ampliaram o contexto de aprendizagem. A prática pedagógica relatada foi orientada pelos fundamentos teóricos da formação em Letras Português, enfatizando o ato de estudar como uma interação crítica e reflexiva com o mundo, conforme cita Paulo Freire (2001, p. 60). A abordagem pedagógica considerou as características individuais e dificuldades específicas dos alunos, implementando estratégias diferenciadas sob a orientação da preceptora Benedita Betania Gomes dos Santos. O ambiente de aprendizagem integrado e significativo combinou literatura e desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas. A literatura, como instrumento de empoderamento e transformação social, ampliou horizontes, promoveu reflexão crítica e estimulou a imaginação dos alunos. As atividades propostas fortaleceram habilidades linguísticas, autoestima e confiança dos alunos. A culminância do projeto foi a criação de um livro, esboçado para fomentar o hábito de leitura e escrita. A capa do livro, uma obra de arte colaborativa entre alunos e residentes, reflete os temas presentes no conteúdo. O processo de coautoria entre educandos e educadores revelou o potencial artístico e intelectual dos alunos, empoderando-os como agentes ativos na construção do conhecimento. Este trabalho destaca a importância do professor como mediador do processo de aprendizagem, criando um ambiente propício à reflexão e construção ativa do conhecimento (Freire, 1996, p. 25). A experiência reforça a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras e contextualizadas, valorizando a participação ativa dos alunos e empoderando-os como sujeitos de sua própria aprendizagem. A criação do livro sintetiza os esforços e conquistas alcançadas, representando um legado duradouro do potencial transformador da educação e da literatura na vida dos alunos.

  • Palavras-chave
  • Aprimoramento, Curiosidade, Empatia, Transformação, Saberes.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).