O AMBIENTE EXTERNO E OS MATERIAIS PARA BRINCAR E INTERAGIR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Ana Karina dos Santos
  • Co-autores
  • Hellen Vitoria Ernesto Santos , Isabela Cristina da Silva , Naylane Riquelle da Silva Nunes , Cláudia Cristina Rêgo Almeida
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do espaço externo no contexto da Educação Infantil. A relevância deste estudo consiste em contribuir com conhecimentos que oportunizem boas práticas em creches e pré-escolas, para além da sala de referência, promovendo o desenvolvimento integral das crianças. Os espaços externos devem dar condições para estimular as capacidades físicas (força, velocidade, flexibilidade, destreza, entre outras) e promover as habilidades motoras (correr, saltar, chutar, pular, arremessar, receber, driblar, quicar, entre outras) dos alunos, e também favorecer as relações pautadas nos valores éticos e sociais que podem se estabelecer nos referidos espaços (Martins; Gonçalves, 2014). As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil indicam que as instituições de Educação Infantil devem fornecer às crianças um ambiente seguro onde possam brincar. (Marques; Sperb, 2013). A relação do homem com a natureza apresenta grande importância em sua vida, trazendo-lhe benefícios emocionais e funcionais. O espaço externo possibilita para o desenvolvimento da criança um cenário de possibilidades, bem como a relação próxima com as pessoas, a natureza e tudo que a constitui (Fedrizzi, 2013). Este estudo de caráter descritivo, é caracterizado como revisão narrativa de literatura, utilizando-se, para seleção dos artigos, o banco de dados do SciELO. Os resultados apontam que o professor como agente facilitador do contato da criança com o espaço externo deve organizá-lo e desenvolver meios de utilizar as possibilidades que esse ambiente educacional oportuniza, inserindo a criança num contexto rico de aprendizagem. Quando o espaço infantil está organizado de forma adequada, com propostas e situações diversificadas, ampliam-se as oportunidades de exploração, pesquisas infantis e desenvolvem-se a autonomia, a liberdade, a iniciativa e a livre escolha das crianças (Menezes, 2010). Podem ser disponibilizados no espaço externo os seguintes materiais e equipamentos: Plataforma que abre e fecha, balanço de cordas, escadas de cordas, caminhão com escada, casinha, pedaços de madeira pré-moldados, escadas de tronco, fogão à lenha, labirinto de madeira, mesa com bancos acoplados, periscópio, túnel e painel de madeira (Horn, 2017). Conclui-se que ainda há uma lacuna entre o planejamento e a organização de atividades do espaço interno e externo. Enquanto a sala de referência é a prioridade no planejamento e aquisição de materiais, no espaço externo o acompanhamento intencional por parte dos professores, bem como os materiais adequados para as brincadeiras das crianças é ainda por parte de algumas instituições negligenciado. Espera-se com este estudo potencializar a discussão sobre esta temática, de forma a sensibilizar professores e gestores para um olhar mais responsivo sobre este espaço. 

  • Palavras-chave
  • : Infância, ludicidade, interações.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).