FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: O LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM, A BRINQUEDOTECA COMO PROJETO DE EXTENSÃO

  • Autor
  • Ane Beatriz Vitorino de Oliveira Silva
  • Co-autores
  • Maria das Graças Correia Gomes
  • Resumo
  • observa-se que o Instrumento de Avaliação de Cursos Superiores inclui a presença dos Laboratórios de Aprendizagem, quando plenamente adequados, considerando as instalações físicas e equipamentos, como algo imprescindível na formação docente. Sendo assim a criação deste projeto dar se-á pela necessidade de ofertar um espaço lúdico e recreativo, que pudesse servir a dois propósitos: auxiliar os discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia a ampliar o processo de formação prática através das atividades realizadas no Laboratório de Aprendizagem em Pedagogia (Brinquedoteca) LAEP, e desenvolver atividades estimulantes com as crianças das escolas públicas municipais de União dos Palmares e com os filhos dos alunos, professores, técnicos e funcionários terceirizados da universidade, afim de garantir e democratizar o acesso a ambientes dinâmicos com a intenção lúdica, priorizando ações que assegurem a essas crianças o direito de brincar, previsto no artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990 e na Constituição de 1988 artigo 227. Partindo dos princípios supracitados, as atividades realizadas procuraram ainda observar os diferentes níveis de socialização das crianças visitantes,1 tendo em sua maioria a faixa etária de 01 (um) a 8 (oito) anos, compreendendo a idade escolar de crianças das creches municipais e anos iniciais da educação básica, atendendo a necessidade do exercício concreto dos graduandos, uma vez que a sua função enquanto pedagogo, abarca principalmente o acompanhamento escolar das fases listadas acima. A partir disso, nota-se que as crianças em muitos espaços escolares, o ato de brincar é esquecido e muitas vezes limitado apenas à educação infantil, desconsiderando a importância da brincadeira no processo de adaptação e aprendizagem da criança, desse modo o projeto tem como finalidade o resgate da iniciativa lúdica em espaços de conhecimento, enquanto para o público externo um jogo ou uma atividade é apenas uma brincadeira, para o pedagogo é o instrumento facilitador no cotidiano escolar, o qual, por sua vez, consegue absorver melhor as situações ao seu redor com o auxílio da ludicidade e aflorar a suas habilidades, dentre as quais pode-se pontuar: o desenvolvimento da criatividade, raciocínio lógico e cognitivo, avanços intelectuais e desenvoltura social. Sendo assim, a metodologia aplicada na brinquedoteca, baseou-se no estudo de teóricos como Cunha (1992), Santos (1995), Huizinga (1999) e Vygotsky (2007), analisando a necessidade da expressão e do exercício lúdico em diversas atividades recreativas, onde, a partir disso, os resultados esperados consistem, efetivamente, na melhoria satisfatória do desenvolvimento profissional no que tange o processo de aprendizagem prática dos estudantes, a consolidação do desenvolvimento da socialização das crianças, bem como contribuir significativamente para garantir o direito de brincar em diferentes instâncias e âmbitos diversos. Em síntese, o “projeto de extensão: a brinquedoteca como laboratório de aprendizagem” atende aos objetivos descritos e mostra a sua relevância no que corresponde ao processo formador do pedagogo, revelando a sua ação social ao possibilitar o acesso de diversas crianças a momentos de recreação e entretenimento, contribuindo para o desenvolvimento de uma infância saudável.

  • Palavras-chave
  • Pedagógico, Graduação, Ensino, Integração.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).