RESISTÊNCIA QUILOMBOLA NO TOQUE DO BERIMBAU: Ferramenta didática no processo de ensino aprendizagem

  • Autor
  • Jildaldo de Araujo
  • Resumo
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    RESISTÊNCIA QUILOMBOLA NO TOQUE DO BERIMBAU: Ferramenta didática no processo de ensino aprendizagem

    Jildaldo de Araujo

    Email: manogill.al@gmail.com

    Curso de Pedagogia

    Universidade Estadual de Alagoas – Campus V

    Maria das Graças Correia Gomes - Professora do curso de pedagogia

     

    Resumo

    A diversidade cultural presente nas Redes de Ensino brasileiro é um marco identitário que deve ser respeitado, valorizado e fortalecido nas políticas educacionais e culturais. Neste contexto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação tendo a Capoeira como ferramenta do processo de ensino aprendizagem, que contribui para a transformação didática buscando desenvolver novas estratégias para fortalecer uma prática educativa, reflexiva com ênfase na dimensão histórico cultural e social. Entende-se por ferramentas didáticas os instrumentos que o professor ou professora utiliza em sua ação didática.  Partindo desse pressuposto, o presente estudo afirma que o processo de ensino aprendizagem deve oferecer ao estudante oportunidades diversas que promovam uma aprendizagem dimensional preparando-o para o futuro pessoal reconhecendo-se como sujeito cultural, reforçando seus marcos identitários. Autores como: Costa (1998), Menezes (1976), Munanga (1994), Moreira e Candau (2008), Arroyo (2008), Nadal (2020), Bonfim (2010), Comenius (2014), Locke (1999), Froebel (2003), Gardner (2010) e Gomes (2008) são à base teórica deste artigo. A perspectiva de um currículo desenvolvido culturalmente poderá nos ajudar a construir ações diversificadas que promovam a aprendizagem do educando. Diante desta afirmação, tornou-se essencial promover uma pesquisa-ação que abordar na prática a capoeira como ferramenta de aprendizagem e da valorização ancestral de nossos educandos. Nesse sentido, a busca pela equidade, visa promover a igualdade racial de modo estruturante e beneficiando crianças, adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social. Em conformidade com a afirmação supracitada a capoeira torna-se um instrumento humanizador, baseado no respeito à diversidade como direito humano, desenvolvendo as políticas de equidade orientadas para a inclusão e construção da justiça social. Tendo como base legal a Lei 10. 639. Esse resgate da valorização ancestral começa na Educação Infantil onde a capoeira é inserida no eixo de brincadeiras e interações estendendo-se para o Ensino Fundamental. Torna-se imperativo, contudo, que o educador da Educação Infantil torne a capoeira, ferramenta didática em sala de aula. Portanto, um currículo que trabalhe a capoeira no universo da criança direcionado a sua imaginação, participar e construir sentidos sobre a natureza e sociedade, tornando-a produtora de cultura. O professor que parte desse parâmetro traça um caminho de acesso e apropriação da criança de inúmeros saberes e conhecimentos essenciais à formação humana. O planejamento das aulas de capoeira no Ensino Fundamental relaciona-se com o desenvolvimento do currículo cultural do educando embasados nos temas das relações étnico-raciais. Ao consolidar a capoeira como ferramenta de formação e produção cultural, mostra-se na prática aos coletivos de educadores o entendimento de um currículo voltado para a diversidade, visto que a capoeira é um instrumento didático que permite o desenvolvimento das relações entre o eu e o outro, o resgate ancestral dos sujeitos que sempre foram desrespeitados e vistos como minoria na sociedade. Isso significa garantir para todas as pessoas, uma educação humanizadora.

     

  • Palavras-chave
  • Palavras – chaves: Capoeira. Currículo. Ensino e Aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).