Impactos da Educação de Jovens e Adultos na atualidade: um estudo sobre a vulnerabilidade social nas escolas

  • Autor
  • Maryana Vitória dos Santos Silva
  • Co-autores
  • Maria Izadora Maurício SILVA , Maria Eduarda da SILVA , Juliana Soares da SILVA , Rosemary Anjos dos SANTOS
  • Resumo
  • O presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos da educação de jovens e adultos na sociedade contemporânea e como a vulnerabilidade social afeta na garantia do direito social à educação. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino da educação básica ofertada geralmente no período noturno, no qual atualmente se constitui por pessoas em sua maioria, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola e serem alfabetizadas na idade adequada. A metodologia adotada para a realização deste trabalho foi de cunho bibliográfico, embasado na análise de obras relevantes sobre o tema em questão, além disso, durante o estudo foi empregado a aplicação de um questionário, visando coletar dados e percepções que pudessem trazer uma perspectiva mais ampla acerca das condições que afetam a continuidade da aprendizagem escolar. Diante dos resultados obtidos, é possível constatar que a vulnerabilidade social tem um impacto significativo na educação dos cidadãos brasileiros, prioritariamente, os sujeitos da EJA, afetando diversos aspectos do processo educacional. Os indivíduos em situação de risco social, cotidianamente enfrentam desafios como a falta de acesso a recursos educacionais adequados, condições precárias de moradia, dificuldades financeiras, violência, entre outros fatores que influenciam sua capacidade de se engajar nos estudos. Perante o exposto, a pesquisa mostra a falta de apoio emocional e psicossocial vivenciadas pelos sujeitos da EJA, os quais vivem em situações de precariedade social que contribui para sua baixa estima, gerando desse modo uma desmotivação para o retorno às aulas. Partindo do princípio, de Freire (2003),  a educação deve ter como função a libertação do sujeito, visto que o mesmo se torna participante ativo, reflexivo e crítico na sociedade sendo papel do Estado zelar por este direito  tão importante ao cidadão. Nesse sentido, a EJA  torna-se primordial para o acesso à educação, pois fornece a esses sujeitos a oportunidade de lutar por seus direitos, tornando-se, desta forma, uma importante ferramenta para minimizar a exclusão social destes, que pela ausência de profissionalização, acabam por se submeter a situações de exploração da sua força de trabalho, sem o devido conhecimento dos direitos que possuem enquanto cidadãos. E é a partir da problemática em questão, que deve-se colocar em evidência o papel da escola na vida desses sujeitos, uma vez que as mazelas sociais são ferreamente refletidas nesse âmbito, conforme preconiza Nicodemos(2013) ao dizer que a educação possibilita ao educando conhecer melhor o que já sabe e também ter oportunidade de conhecer aquilo que não sabe, garantindo assim, através do papel emancipatório da educação, indivíduos mais conscientes, críticos e exigentes no que concerne ao seu lugar em meio a sociedade, compreendendo o significado da sua existência enquanto ser de direito. Constata-se, o papel transformador da educação de jovens e adultos na vida dos estudantes da Escola pesquisada, demonstrando como a aprendizagem pode formar cidadãos críticos e politicamente conscientes.

  • Palavras-chave
  • Docente, Discente, Desigualdade Social.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).