ALUNOS DA EJAI: DESAFIOS, NECESSIDADES E PERSPECTIVAS

  • Autor
  • Ana Karina dos Santos
  • Co-autores
  • Hellen Vitoria Ernesto Santos , Isabela Cristina da Silva , Josieli Ferreira da Silva , Maria Luiza Barbosa , Mayara Messias dos Santos , Naylane Riquelle da Silva Nunes , Maria José de Brito Araujo
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos desafios, necessidades e perspectivas dos estudantes da EJAI, visando aprofundar-se nas práticas e vivências do cotidiano de alunos desta modalidade de ensino. Falar sobre a Educação de Jovens e Adultos é reconhecer um espaço que recebe pessoas com experiências de vidas diversificadas, tanto no contexto social quanto na vida pessoal. No entanto, para Nicodemos(2013), essa pluralidade não recebe o devido mérito, dessa forma sendo desvalorizada. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada em duas escolas dos municípios de Junqueiro e Arapiraca, na qual foi aplicado um questionário respondido por alguns alunos da EJAI. A partir das respostas obtidas foi possível identificar os motivos que levaram esses estudantes a abandonarem os estudos ao decorrer de suas vidas, entre estes, encontram-se a presença, sobretudo do machismo vinculado diretamente às mulheres, necessidades de trabalho, vulnerabilidade social e falta de oportunidades. Ademais, ao encontrar-se na vida adulta e em uma nova realidade, os elementos do passado ainda estão presentes na vida dessas pessoas, representando obstáculos que os impedem de irem em busca dessa educação que foi deixada de lado em outro contexto. Por vezes, ao sentirem-se constrangidos os alunos evitam a escola, por acharem que serão adultos em uma sala com pessoas de faixa etária diversificada, sentindo-se por isso humilhados e tornando-se inseguros quanto a sua própria capacidade para aprender (Oliveira, 1999). Como resultado de pesquisa, foi possível observar que os estudantes dessa modalidade de ensino enfrentam muitos obstáculos, que acabam refletindo em seu desenvolvimento na sala de aula. Diante dessas situações, é dever do professor desenvolver metodologias que gerem interesse aos estudantes e os instiguem a permanecerem em salas de aulas, inovando e adaptando suas práticas. A subestimação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos é uma das dificuldades significativas para que possam desenvolver todo o seu potencial, uma vez que não leva em conta suas vivências e saberes anteriores, resultando em um método educacional desrespeitoso e pouco eficaz. É imprescindível valorizar a experiência e a bagagem cultural dos alunos adultos, adotando uma abordagem pedagógica que respeite sua autonomia e conhecimento (Souza, 2010). Conclui-se que mesmo diante de muitos desafios, os estudantes da EJAI persistem na busca pela educação, tendo como meta concluir, no mínimo o ensino médio, adquirindo, assim, melhores condições de vida no que se diz respeito a sua independência perante a sociedade. Nessa direção, finaliza-se este texto com as ideias de Leal; Albuquerque e Morais(2010), onde defende que, a vontade de adquirir conhecimento para compreender palavras e textos presentes em nossa comunidade é o que motiva jovens e adultos analfabetos a frequentarem as salas de aula de alfabetização.

  • Palavras-chave
  • Aprendizado. Métodos. Lacunas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).