A CULTURA MAKER COMO PRÁTICA POTENCIALIZADORA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: Relato de experiência

  • Autor
  • Francisco Lucas silva de Lima
  • Co-autores
  • Matheus Pablo Soares de Souza , Yoline dos Santos Agra , Alexsandra Alves das Chagas , Letícia Pereira Bezerra
  • Resumo
  • RESUMO: O movimento Cultura Maker representa uma progressão do princípio “Faça você mesmo”. Essencialmente, ele promove a ideia de que qualquer indivíduo, munido das habilidades adequadas e das ferramentas necessárias, pode desenvolver suas próprias soluções para desafios do dia a dia (Lemos, 2014). Nesta perspectiva, o objetivo delineado deste trabalho é demonstrar as influências da cultura maker no ensino-aprendizagem, visando uma aprendizagem significativa a partir da criação de materiais e projetos didáticos no ambiente escolar sobre sustentabilidade. Trata-se de um relato de experiência de ex-participantes dos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP). Desenvolvidos pelo curso de ciências biológicas e pedagogia, da Universidade Estadual de Alagoas, no município de Santana do Ipanema–AL, em escolas da rede pública, através dos resultados obtidos pelo projeto sobre sustentabilidade da Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis, no ano de 2023. Tem por base, relacionar as metodologias do ensino utilizadas na atualidade no ensino de ciências e a proposta de ensino prático relacionada ao Movimento Maker. Apesar de associada fortemente à tecnologia, a cultura maker pode ser adaptada às realidades financeiras limitadas de muitas escolas, especialmente as públicas. Em que, com a confecção de objetos didáticos remetidos à disciplina de ciências e biologia com a utilização de materiais reciclados, e a criação de projetos de uma horta na escola. Pode-se observar uma excelente alternativa para promover o movimento maker e instigar uma construção sólida na aprendizagem dos alunos. Esse projeto não apenas pôde envolver a transdisciplinaridade, com diversas disciplinas em uma única atividade, mas também introduziu conceitos importantes como sustentabilidade, educação ambiental, trabalho em equipe, alimentação saudável e cidadania. Inserindo a cultura maker nas salas de aula, pode-se reduzir a distância entre o aluno e o ambiente escolar, mostrando na prática como funcionam alguns conceitos abstratos no ensino de ciências ou biologia. Promovendo uma aprendizagem significativa e desenvolvendo habilidades específicas úteis na vida dos alunos, como aprender na prática que muitos projetos exigem planejamento a longo prazo, já inserindo desde a infância, conceitos de gestão de projeto e sustentabilidade, que futuramente podem ser aplicados na qualidade de vida e profissional. Concluímos que, a Cultura Maker pode ocupar uma função importante na busca por soluções para combater não apenas a questão da evasão escolar, como também do desinteresse por parte dos alunos em sala de aula. Pois aplicada à educação pode potencializar metodologias de ensino e tornar o aprendizado menos teórico e mais participativo.

  • Palavras-chave
  • Ensino significativo, Metodologias Ativas, Inclusão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).