TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GENÉTICA

  • Autor
  • Lucitânia Pereira Costa
  • Co-autores
  • Maria da Saúde Gomes de Araújo , Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos
  • Resumo
  • O presente estudo avaliou o processo de ensino-aprendizagem da genética por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como Wordwall e Google Lens, e indicou qual melhor atua em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Antônia Macedo com as turmas do 1° ano A e B, trabalhando o componente curricular 2: características adquiridas ou hereditárias, no tema corpo, saúde e linguagens. O método empregado nessa pesquisa foi de pesquisa qualiquantitativa, abordando a resposta dos alunos após a aplicação de estratégias metodológicas/aulas lúdicas, com a participação ativa dos alunos, nas seguintes aplicações: mapa mental na revisão de conteúdo; plataforma Wordwall para fixação do assunto e a descrição de imagens correlacionadas com o tema por meio do Google Lens. A inteligência artificial do Google Lens foi utilizada como forma de mapear a história de grandes descobertas a respeito do DNA, nas imagens distribuídas continham os nomes de cientistas famosos, que eram: Friedrich Miescher - Primeiro pesquisador a isolar o ácido nucléico; James Watson & Francis Crick, Rosalind Franklin e Maurice Wilkins – Que contribuíram na descoberta da estrutura do DNA, visando um aprofundamento dos assuntos já estudados em sala de aula e valorização desses grandes nomes na ciência, ressaltando a visibilidade tardia de Rosalind Franklin. Ao analisar as respostas do formulário, sobre as estratégias metodológicas que preferiam, obtiveram-se os seguintes resultados: 55% para Google Lens, 27% para Wordwall e 18% Mapa mental. Na escolha da plataforma, 67% para Google Lens e 33% para Wordwall, prevalecendo à escolha da ferramenta Google Lens. Conclui-se que, a plataforma e a estratégia metodológica escolhida foi do Google Lens, mesmo prevalecendo à escolha dessa TDIC sobre as demais, não se deve descartar o uso de outras, e sim utiliza-las em conjunto, pois mesmo tendo uma indicação de preferência em menor quantidade, ela se demonstrou importante aliada no processo como um complemento.

  • Palavras-chave
  • Biologia; Ensino médio; Recursos tecnológicos; Abordagens de ensino.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).