Este estudo busca ampliar o panorama de possibilidades para o ensino de Geografia ao integrar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e as metodologias ativas. Propõe-se uma abordagem que transcende as práticas docentes tradicionais, nas quais o professor detém, exclusivamente, o conhecimento, enquanto os alunos desempenham um papel passivo no processo de ensino-aprendizagem. Essa integração visa estimular os estudantes, encorajando-os a se perceberem como agentes ativos no processo educacional. Diante disso, em um ambiente escolar onde as relações se configuram horizontalmente, em que os professores adotam posturas de facilitador/mediador, as TICs exercem a função de motivar e estimular os alunos, propiciando a participação ativa e o protagonismo estudantil. Bacich e Moran (2018) fornecem a base teórica que sustenta a importância dessas práticas, destacando o papel essencial do professor como facilitador/mediador do conhecimento. Nessa conjuntura, o educador não se limita a transmitir informações, mas também guia os estudantes na exploração ativa do conhecimento geográfico, estimulando a curiosidade, a investigação e a construção da criticidade. A metodologia empregada neste estudo foi qualitativa, fundamentada em uma revisão bibliográfica de cunho exploratório e descritivo, além da coleta de dados, através de observações realizadas durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), registrados em diário de campo. Os resultados e discussões oferecem uma fundamentação teórica sobre as potencialidades das TICs e, por conseguinte, exemplificam como as metodologias ativas podem ser aplicadas de maneira prática e significativa. Contudo, deve-se reconhecer os desafios enfrentados no contexto educacional brasileiro, relacionados à discrepância na infraestrutura escolar, salas superlotadas — que condicionam o educador a adotar metodologias exclusivamente tradicionais, limitando sua criatividade — e, também, a necessidade contínua de formação docente. Portanto, a implementação adequada dessas práticas requer um compromisso coletivo da comunidade escolar, com a finalidade de promover um ambiente inclusivo e colaborativo que valorize a diversidade de conhecimentos e experiências dos alunos. Assim, este estudo enfatiza a importância de uma abordagem contextualizada das TICs no ensino de Geografia, que não foque, apenas, na transmissão, mas que incentive novos estudos que considerem a realidade concreta das instituições e políticas públicas envolvidas no processo de inovação educacional. Destarte, é importante que as TICs sejam utilizadas para potencializar a aprendizagem ativa, proporcionando a interação e a colaboração entre os alunos. Outrossim, a superação das barreiras estruturais, como a desigualdade no acesso às tecnologias e as condições precárias de infraestrutura, deve ser uma prioridade. Políticas públicas voltadas à melhoria das condições de ensino e equidade no acesso às TICs são fundamentais para assegurar que todos tenham as mesmas oportunidades de aprender e desenvolver suas competências. Ademais, é necessária uma modificação no currículo escolar, que incorpore as TICs e metodologias ativas de forma sistematizada e consistente. As salas de aula também precisam ser adaptadas, pois na realidade atual, torna-se difícil implementar essas metodologias devido à sobrecarga e à falta de recursos adequados. Logo, a redução do número de alunos por sala é essencial para criar um ambiente mais propício à inserção de metodologias ativas e das TICs.
A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).
Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX
O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.
I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);
II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.
III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;
IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);
V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.
Comissão Organizadora
Prof. Me. Anderson de Almeida Barros
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Prof. Me. Diego Jorge da Silva
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros
Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves
Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva
Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva
Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto
Comissão Científica
E-mail: sepex@uneal.edu.br
Campus I - Arapiraca-AL
Equipes das Pró-Reitorias
Prograd
Propep
Proext
Campus II - Santana do Ipanema-AL
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Campus III - Palmeira dos Indios-AL
Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda
Profa. Dra. Denize dos Santos
Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira
Profa. Dra. Taline Cristina da Silva
Campus IV - São Miguel dos Campos-AL
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos
Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho
Campus V - União dos Palmares-AL
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva
Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Campus VI - Maceió-AL
Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto
A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).