Riscos associados a Confecção de Fogueiras Juninas e Preferências de Uso Madeireiro em Comunidades Alagoanas

  • Autor
  • José Cicero Oliveira da Silva
  • Co-autores
  • Carlos Henrique Tavares Mendes , Maria Lorena Silva , Taline Cristina da Silva
  • Resumo
  • O estudo objetiva verificar a percepção de impactos e as preferências por espécies relacionadas à confecção de fogueiras juninas, prática cultural significativa no Nordeste do Brasil, em duas comunidades urbanas e rurais de Alagoas. O uso de recursos madeireiros para essa prática tem sido associado a perturbações ambientais e à saúde pública. Portanto, compreender como as comunidades selecionam e utilizam espécies lenhosas é essencial para identificar as plantas mais valorizadas e extraídas. Entrevistas semiestruturadas realizadas durante as festividades juninas de 2022 e 2023 foram analisadas combinando questionários semiestruturados com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), para avaliar qualitativa e quantitativamente as respostas dos entrevistados sobre os riscos à saúde pública e ao meio ambiente decorrentes desta prática cultural. Apenas 27,63% dos entrevistados da comunidade urbana e 28,38% da rural percebiam problemas de saúde associados às fogueiras, sendo os problemas respiratórios os mais citados (60% urbanos e 77,27% rurais). A inalação de fumaça foi apontada como agravante para condições como asma e sinusite, especialmente após a pandemia de COVID-19. Relatos incluíram: "Acho que causa problemas respiratórios, tem gente que tem asma, sinusite e isso faz mal…". Queimaduras foram mencionadas por 16% dos voluntários urbanos, destacando o risco para crianças. Na comunidade rural, 18,18% relataram alergias devido à fumaça. Em relação aos riscos ambientais percebidos, apenas 5,26% dos entrevistados da comunidade urbana e 17,57% da rural identificaram riscos, principalmente devido à poluição do ar e ao desmatamento. A fumaça das fogueiras foi associada ao aumento da poluição e ao efeito estufa, conforme relatado: "Causa muita poluição, o ar fica ruim… faz mal para a gente e consequentemente para o planeta… aumenta o efeito estufa". Seguido pelo desmatamento associado às derrubadas de árvores, tanto para uso pessoal quanto para venda: "Quando tem derrubada de árvores, porque além do povo, tirar para si, eles pegam para vender também, e isso prejudica". Também foram citados riscos para a fauna local, como a destruição de ninhos de pássaros que podem estar nas árvores derrubadas e o barulho de fogos e explosivos que podem afetar os animais domésticos. Foram registradas 22 etnoespécies, com 17 identificadas, distribuídas em 17 gêneros e pertencentes a 9 famílias botânicas, destacando-se Fabaceae, Anacardiaceae, Euphorbiaceae e Rhamnaceae. Um grande percentual dos entrevistados não conhecia as espécies utilizadas ou optava por restos de madeira. Entre os que utilizavam e conheciam a madeira local (44,74% urbanos e 58,11% rurais), a preferência foi pela Jurema (Piptadenia retusa (Jacq.) P.G.Ribeiro, Seigler & Ebinger) (27,03%), seguida por Catingueira (Cenostigma piramidale (Tul.) Gagnon & G.P.Lewis) (16,76%) e Cajueiro (Anacardium occidentale L.) (12,43%), valorizadas por suas características de combustão prolongada, pouca produção de fumaça e disponibilidade. Conclui-se que a educação ambiental é crucial para conscientizar as comunidades sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente. Futuros esforços de conservação devem considerar as particularidades culturais de cada comunidade para desenvolver políticas de gestão que respeitem as tradições locais.

  • Palavras-chave
  • Festejos culturais. Percepção ambiental. São João. Festas regionais. Etnobotânica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

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Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

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Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

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Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

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Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

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Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

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Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

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Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

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Prograd

Propep

Proext


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Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

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Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

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Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

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Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

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Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

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Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).