A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Maria Vitória Santos
  • Co-autores
  • Êmilly Nayara Correia da Silva , Maria Natanaiane Gomes Pereira , Ana Letícia Nunes Ferreira , Hosana Cláudia Barbosa Borges
  • Resumo
  • RESUMO - O projeto teve como principal objetivo estimular a apreciação das
    crianças ao mundo da literatura infantil por meio de atividades lúdicas que
    incentivem variadas dimensões da criança como emocional, física e motora.
    Nessa perspectiva, a literatura infantil tem um papel fundamental no processo de
    ensino –aprendizagem, desenvolvendo no conhecimento e desenvolvimento
    infantil, fortalecendo o vínculo com a leitura e construindo o seu senso de
    interpretação, compreensão, percepção, apreciação, em razão de suas
    experiências e conhecimento que serão produzidos por meio das atividades
    lúdicas e prazerosas (Santos,2022). Foram realizadas atividades lúdicas com o
    tema festa junina em duas turmas de Pré I e II, tais como uma contação de
    história cantada, com o intuito de estimular a imaginação e a dramatização,
    pescaria do alfabeto, ampliando hipóteses em relação à linguagem escrita,
    brincadeira do chapéu de palha dos livros clássicos infantis, desenvolvendo um
    interesse em conhecer as historinhas, jogo das argolas dos animais, a música
    da moda do sapo, ampliando assim a coordenação motora e a atenção. É
    importante que as crianças tenham contato com materiais como livros, cartazes,
    revistas, jornais. Que possam conhecer as atribuições formais da linguagem (Carvalho, 2023), porém observamos que a literatura infantil ultrapassa o
    paradigma de não só utilizar os livros, apesar de sabemos dá importância do
    com objeto, vale rememoramos que as crianças um tempo atrás já tinham um
    contanto com a literatura por meio das histórias contadas pelos familiares mais
    velhos, nas brincadeiras de roda e as cantigas de ninar, então há variadas
    formas de inserimos a literatura na vida da criança, basta meios para que isso
    aconteça. Nos resultados obtidos por meio das observações constatamos que é
    essencial em uma sala de referência a presença do lúdico na literatura, já que a
    partir dela a criança irá desenvolver uma interação e socialização com as outras
    crianças, fortalecendo o aprendizado sobre as letras, desenvolvendo um hábito
    continuo de leitura, uma autoconfiança em relação a escrita e por fim uma boa
    oralidade. Com isso, vale ressaltar que serve também como auxiliar no
    desenvolvimento das crianças que possuem alguma deficiência, como foi que
    nas crianças que tem Transtorno de Espectro Autista (TEA) como a ludicidade
    os ajudam no processo de interação com o mundo ao seu redor, os tornando
    participativos e assim desenvolvam suas potencialidades (OLIVEIRA, 2021) o
    professor poderá buscar novas estratégias práticas pedagógicas, metodologias,
    que beneficie na aprendizagem da criança. Conclui-se que o professor deve
    proporcionar momentos de experiências lúdicas de literatura infantil em sua sala
    de referência, um ambiente que estimule a imaginação e internações sociais que
    sejam enriquecedoras e que a criança seja capaz de ter autonomia, seja ativa,
    que consiga construir e ampliar seu conhecimento por meio do brincar, tornando
    as aulas mais atrativas e interessantes, desenvolvendo assim um raciocínio e
    aprendizagem de uma forma mais descontraída (NEVES,2013).

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, Formação, Interesse, Musicalização, Jogos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).