Esta pesquisa objetiva analisar a versão mais recentemente homologada do PDI de uma universidade pública estadual, a partir da perspectiva do planejamento estratégico, realizando a comparação desta versão com as versões anteriormente produzidas, a fim de identificar os elementos de consistência do documento normativo, bem como aqueles itens em que se identifique o esgotamento conceitual fruto da evolução das relações sociais, culturais, pedagógicas e acadêmicas. As instituições públicas atuam conforme o Princípio da Legalidade. Em nível interno, as instituições públicas se utilizam de suas autonomias funcionais para estabelecerem normas que sistematizem e orientem suas ações. Nas universidades públicas o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um dos documentos normativos mais importantes para nortear as ações e objetivos institucionais. Especificamente em uma Instituição de Ensino Superior (IES) Pública, a execução efetiva do PDI é essencial para garantir que objetivos institucionais convirjam para a consecução do ensino, da pesquisa e da extensão e do cumprimento da missão institucional e do alcance das metas definidoras da visão da IES. A construção sólida e estratégica do PDI pode permitir maior efetividade em sua aplicação e atingimento das metas propostas. A importância de se pesquisar o processo de planejamento da elaboração do PDI de uma universidade pública está diretamente relacionada à efetividade da gestão na aplicação dos planos de desenvolvimento elaborados e aos impactos gerados por essa atuação (Fernandes et al., 2009). Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa será um estudo de caso de natureza aplicada, pois será realizado em uma universidade pública do Estado de Alagoas. A abordagem adotada é qualitativa, de caráter descritivo-interpretativo. Os dados serão coletados de fontes primárias e secundárias. Como fontes primárias serão utilizados três Planos de Desenvolvimento Institucional disponibilizados pela instituição analisada para os períodos de 2005 a 2024 em seu portal institucional, sobre os quais serão realizadas análises de conteúdo. Adicionalmente, serão analisados os relatórios constitutivos da Comissão Própria de Avaliação (CPA) para a confecção dos referidos planos, a fim de se ampliar o universo de informações constitutivas daqueles documentos. A análise dos documentos será efetuada com o suporte do software Atlas.TI®. Os dados secundários se originarão da pesquisa bibliográfica pertinente aos temas de planejamento estratégico, gestão universitária e políticas institucionais. As discussões teóricas buscarão enfatizar que a pesquisa é relevante pois está incorporada aos estudos científicos contemporâneos de sua subárea de conhecimento e às interfaces com eficiência, eficácia e efetividade do contexto institucional, permitindo o entendimento da instituição como Academia e como órgão público, os papéis que deve executar em ambas as posições, além de permitir a articulação de inúmeros conhecimentos componentes do projeto pedagógico do curso de Administração Pública, os quais serão aplicados no caminho da pesquisa. Como resultados, espera-se identificar quais são as características fortes do PDI atual da IES, bem como aqueles que representam ameaças ou fraquezas que a instituição deverá abordar e enfrentar, com as finalidades de cumprir sua missão institucional e de alcançar os ideais definidos para sua visão enquanto organização da Administração Pública.
A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).
Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX
O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.
I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);
II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.
III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;
IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);
V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.
Comissão Organizadora
Prof. Me. Anderson de Almeida Barros
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Prof. Me. Diego Jorge da Silva
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros
Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves
Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva
Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva
Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto
Comissão Científica
E-mail: sepex@uneal.edu.br
Campus I - Arapiraca-AL
Equipes das Pró-Reitorias
Prograd
Propep
Proext
Campus II - Santana do Ipanema-AL
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Campus III - Palmeira dos Indios-AL
Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda
Profa. Dra. Denize dos Santos
Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira
Profa. Dra. Taline Cristina da Silva
Campus IV - São Miguel dos Campos-AL
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos
Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho
Campus V - União dos Palmares-AL
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva
Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Campus VI - Maceió-AL
Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto
A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).