ARTICULAÇÃO DO PLANEJAMENTO E EVENTOS DE EXTENSÃO - POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PARA EXCELÊNCIA DE RESULTADOS

  • Autor
  • Flavio Henrique Reis Santos
  • Co-autores
  • Ana Carolina Beltrão Peixoto
  • Resumo
  • Eventos acadêmicos em instituições de ensino superior (IES) representam uma forma de comunicação científica semiformal, e têm o condão de promover ampla socialização do conhecimento técnico e científico produzido por discentes e pesquisadores (Guimarães; Hayashi, 2015), favorecer as avaliações de qualidade institucional, oxigenar o ambiente da Academia através do intercâmbio de ideias e contatos interpessoais e contribuir para a redução da endogenia academial. O evento Campus Vivo, realizado em uma universidade pública do estado de Alagoas, foi desenvolvido por alunos do curso de Administração Pública para integrar a comunidade acadêmica com a sociedade, promovendo o Empreendedorismo, Economia Criativa e Inovação, com foco na sustentabilidade, ESG (Ambiental, Social e Governança) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Este estudo visa analisar os fatores internos e externos do evento, a fim de propor um posicionamento estratégico para as próximas edições. O objetivo principal deste estudo é realizar uma análise transversal através da óptica do Planejamento Estratégico das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (matriz FOFA) da terceira edição do evento Campus Vivo, ocorrido nos dias 21 e 22 de junho de 2024 a fim de propor um posicionamento estratégico evolutivo para as próximas edições, através da prática de melhoria contínua, alinhada com a missão e visão institucionais, a fim de promover o engajamento acadêmico e tornar a formação acadêmica mais multifacetada. A pesquisa adota uma abordagem descritiva e qualitativa, com revisão da literatura sobre planejamento estratégico, eventos acadêmicos, sustentabilidade, empreendedorismo, melhoria contínua, ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir), ESG e ODS. Utiliza-se a técnica de estudo de caso (Yin, 2015) para analisar o evento Campus Vivo da instituição analisada com recurso do relato de experiência para complementação das informações necessárias para definição da matriz FOFA (SWOT). Como resultados, verificou-se que não foi utilizada nenhuma ferramenta consistente para o planejamento inicial do evento, que a divisão de tarefas não considerou as habilidades e competências dos e das componentes da equipe, que fatores identificados como problemáticos nas versões anteriores não foram considerados como importantes para maior atenção na edição analisada, que não houve inovação conceitual com base na ideia inicial do projeto e que a pulverização de ações descoordenadas causou enfraquecimento na proposta original do evento. Espera-se que este estudo contribua para o fortalecimento do evento Campus Vivo em suas próximas versões, por meio da proposição de um posicionamento estratégico que potencialize suas forças, minimize suas fraquezas, aproveite as oportunidades e mitigue as ameaças. Além disso, espera-se que o estudo possa ser transformado em prática constante e replicado em outros eventos acadêmicos, fomentando a melhoria contínua e o alinhamento com a missão e visão institucionais do curso de Administração Pública, bem como com os princípios de sustentabilidade, ESG e ODS.

  • Palavras-chave
  • Campus Vivo, comunicação científica, empreendedorismo e inovação, missão e visão, matriz FOFA.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).