O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ALINHADO AO EMPREENDEDORISMO: O DESAFIO ACADÊMICO DE INOVAR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

  • Autor
  • Michele Bulhões de Mendonça
  • Co-autores
  • Flavio Henrique Reis Santos , Adilson Jorge dos Santos
  • Resumo
  • O Desafio Liga Jovem, evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é a maior competição de empreendedorismo voltada a estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior em todo o país e visa integrar a comunidade acadêmica com a prática do empreendedorismo e inovação, com foco na sustentabilidade, com base no planejamento e desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas identificados pelos participantes da iniciativa. A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) foi convocada a participar da ação através do curso de Administração Pública do Campus VI, e teve como motivação principal a disponibilização da disciplina Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa (EIEC) componente da grade do curso, possibilitando a atuação de estudantes em práticas reais da atuação profissional. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise da iniciativa através da lente do planejamento estratégico e sua aderência aos objetivos pedagógicos e metas acadêmicas do curso de Administração Pública da UNEAL, visto que a proposta do desafio envolve a formação de equipes de estudantes que devem propor soluções inovadoras para problemas percebidos, com o apoio de professores orientadores, seguindo as orientações do próprio Sebrae em consonância com os conteúdos disponibilizados nas disciplinas de Planejamento Estratégico e EIEC. Com referência aos procedimentos metodológicos, este estudo classifica-se como descritivo em relação ao seu objetivo, uma vez que sua pretensão é apresentar uma descrição do processo de desenvolvimento de um produto inovador como requisito do desafio proposto e como requisito da disciplina EIEC. Quanto à abordagem metodológica, esta é uma pesquisa com perspectiva qualitativa, tendo em vista que buscou-se apresentar, a partir de uma revisão bibliográfica, como a literatura aborda o tema do planejamento estratégico e do empreendedorismo e inovação em uma universidade pública. Quanto a técnica utilizada, o estudo de caso (Yin, 2015) será aplicado à análise da participação da equipe SeLigaAíUneal no desenvolvimento de uma solução inovadora para um problema específico identificado. Como resultados, pretende-se verificar a adequação da iniciativa com os objetivos de formação acadêmica, através do engajamento de estudantes com atividades inerentes ao perfil profissional esperado de egressos, além da participação destes estudantes nos processos de ensino, pesquisa e extensão e a devida compreensão da importância desta tríade na formação e desempenho profissional. Além disso, considerando que eventos acadêmicos desenvolvidos em instituições públicas de ensino são um canal de aquisição e disseminação de conhecimento sistematizado através do intercâmbio de informações (Lacerda et al., 2008; Guimarães; Hayashi, 2015), almeja-se associar o planejamento estratégico à promoção de um ambiente de inovação e melhoria contínua de processos com base nos conceitos da ferramenta de qualidade conhecida como ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir), alinhando a prática acadêmica à dinâmica real de atuação dos egressos e egressas do curso, contribuindo para o desenvolvimento de competências empreendedoras, formando profissionais multifuncionais e ratificando o cumprimento da missão e visão institucional da UNEAL.

  • Palavras-chave
  • Competição, solução inovadora, egresso e egressa, missão e valor, ciclo PDCA.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).