MORRO SANTO DA MASSARANDUBA: FONTE DE DISCUSSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA RELIGIOSA EM ARAPIRACA

  • Autor
  • Víctor Hugo Firmino VIANA
  • Co-autores
  • Jonatar Luanderson Barreto Da SILVA , Ana Cristina de Lima MOREIRA
  • Resumo
  • RESUMO - Esta pesquisa tem o objetivo de discutir  a importância da conexão entre a geografia cultural e a educação, destacando as manifestações  religiosas que  acontecem no Morro da Massaranduba como uma forma de enriquecer o aprendizado através da cultura religiosa. A escolha desse tema se justifica pela importância do Morro Santo da Massaranduba, como um ícone de identidade cultural para os habitantes da cidade de Arapiraca-AL. Este local que é considerado sagrado, caracterizado por suas celebrações religiosas, peregrinações e tradições associadas, oferece um contexto rico e significativo para a educação. O Morro representa um espaço onde a história e a espiritualidade se entrelaçam, proporcionando uma oportunidade única para os alunos compreenderem e valorizarem a herança cultural e religiosa local. Para alcançar os objetivos propostos, esta pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, com ênfase na revisão de literatura, para  tanto serão analisados textos acadêmicos, e outros materiais relevantes que discutem a geografia cultural, a educação patrimonial e a importância dos espaços sagrados na formação da identidade dos sujeitos do lugar. A revisão de literatura permite uma compreensão aprofundada das diferentes perspectivas teóricas e empíricas sobre o tema, além de identificar lacunas no conhecimento que possam ser exploradas em estudos futuros. Desde sua fundação, tem sido um ponto central para celebrações religiosas e eventos comunitários, desempenhando um papel crucial na vida espiritual e social dos habitantes. A pesquisa argumenta que a integração da geohistória e dos elementos culturais do Morro Santo da Massaranduba no contexto  escolar, pode promover a compreensão da importância e respeito pela herança local. Citando Rosendahl (1996 p.11), "Ambos, geografia e religião, se encontram através da dimensão espacial, uma porque analisa o espaço a outra porque é fenômeno cultural, ocorre espacialmente." Há relevância nos locais sagrados na educação geográfica, mostrando como a dimensão espacial pode servir como um ponto de convergência para diferentes formas de conhecimento. Através da análise crítica de estudos sobre geografia cultural, educação patrimonial e a importância dos espaços sagrados, a pesquisa poderá apresentar linguagens que favoreçam a integração de elementos culturais locais que possam ser  discutidos na  escola. Esta ação, não apenas enriquece o currículo escolar, mas também fortalece a identidade cultural dos alunos, proporcionando-lhes o sentimento de pertencimento e continuidade histórica. A relevância deste estudo consiste na exploração de um cenário ainda pouco explorado nas escolas do município de Arapiraca e na universidade. É importante destacar a importância de reconhecer e integrar os elementos culturais locais na educação geográfica. Ao fazê-lo, não apenas se enriquece o processo educativo, mas também contribui para a preservação e valorização da herança cultural de Arapiraca. Este estudo serve como um chamado para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas a considerar a importância dos locais sagrados e das tradições culturais na formação da identidade dos alunos, promovendo uma educação que seja ao mesmo tempo rica em conteúdo e profundamente conectada com a realidade local.

  • Palavras-chave
  • Geografia. Patrimônio. Educação. Identidade. Contexto escolar.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX 2024, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

Comissão Científica

 

 

Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).