Nenhum trabalho encontrado

ANAIS DO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ - ISSN 2595-198X
v.4, n. 1, 2018 

A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro - REDARTE/RJ vem desenvolvendo desde 1995, eventos, atividades e serviços de informação em arte para profissionais, estudantes e pesquisadores. Atualmente, a Rede conta com 35 membros afiliados entre instituições culturais e educacionais.
Em conjunto com instituições membros e parceiras, a REDARTE/RJ organiza o Seminário de Informação em Arte, com periodicidade bianual, visando a ampliação do debate de temas relacionados às bibliotecas e à Arte. 
O 6º Seminário de Informação em Arte foi realizado nos dias 24 e 25 de setembro de 2018, no Instituto Cervantes - Rio de Janeiro, com o tema "Arte, Cultura e Informação na perspectiva da Agenda 2030".

 

 
TEMA E EIXOS TEMÁTICOS

Arte, Cultura e Informação na perspectiva da Agenda 2030

As bibliotecas e centros de informação especializados em Arte, assim como os museus, centros culturais e demais instituições vinculadas ao mundo das artes, possuem um papel importante na contribuição ao desenvolvimento social e devem mostrar sua relevância como um fator de progresso na aplicação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável do mundo. A Agenda 2030 estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como pontos de partida para a redução da desigualdade sob todas suas dimensões e promoção de um crescimento econômico inclusivo com trabalho digno para todos, erradicação da pobreza, cidades sustentáveis e preservação do planeta. O acesso à informação e ao saber é fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável e a melhora de vida do planeta e seus habitantes, o que faz com que as bibliotecas e centros de informação constituam agentes-chave para a aplicação dos ODS da Agenda 2030. Dentre esses ODS, os objetivos 16 e 17 são os pontos de referência para a atuação das bibliotecas, estabelecendo respectivamente: a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; e, o fortalecimento dos meios de implementação e revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O 6º Seminário de Informação em Arte da Redarte/RJ estabeleceu, dentro desse contexto, os seguintes eixos temáticos para apresentação de trabalhos:

 

Eixo 1 – Informação em Arte: o papel das bibliotecas e centros de documentação em Arte e a Agenda 2030

Neste eixo, serão considerados trabalhos que tratem da importância da Informação em Arte e do papel das bibliotecas e centros de documentação na construção de uma sociedade comprometida com o desenvolvimento de um mundo sustentável.

- Informação em Arte: conceituação, valor histórico e social, e finalidade – o que é, a quem se destina, quem a produz, quem a documenta, quem a preserva e a disponibiliza à sociedade;

- Gestão de fontes de informação em Arte: políticas de acesso, promoção, difusão e de desenvolvimento de coleções físicas e eletrônicas; recursos tecnológicos eficientes; serviços de mídia interpretativa e avaliação front-end;

- Bibliotecas e centros de documentação em Arte: instituições eficazes?

- Bibliotecários e agentes de informação em Arte: comprometimento e papel social na disseminação da Arte por meio de ações inclusivas e educativas;

- A Agenda 2030 e a memória social em Arte: a importância da preservação e conservação de acervos materiais e imateriais;

- Qualificação e formação profissional: o bibliotecário especializado em Arte;

- Redes de biblioteca e alcance de comunidades (local, regional e global).

 

Eixo 2 – Arte, Cultura e Informação: elementos essenciais para a aplicação da Agenda 2030

Este eixo contempla trabalhos que analisem a função e finalidade da Arte e da Cultura nas sociedades, e a importância das bibliotecas, centros de documentação, museus e demais instituições artísticas na transmissão da Informação em Arte para o desenvolvimento de uma sociedade global sustentável comprometida com a memória, a história e o bem estar social.

- Arte – para quem e para quê? A missão social, educativa e inclusiva da Arte;

- A importância da Arte e da Cultura para o desenvolvimento de sociedades pacíficas;

- Como agem, reagem e interagem os profissionais e as instituições comprometidas com a Arte, na promoção e difusão do patrimônio cultural, assim como na preservação das identidades e diversidades culturais e o estabelecimento de políticas de ação cultural;

- Políticas culturais de acesso à Arte e políticas de acesso à informação em Arte;

- O papel educativo e inclusivo dos espaços de Arte e de seus profissionais: bibliotecas, museus, centros culturais, faculdades e escolas de artes etc.

- Movimentos associativos e sua atuação em nível local, regional e global voltados aos objetivos da Agenda 2030.

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS
 

ANAIS DO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ - ISSN 2595-198X 
v.4, n. 1, 2018

 

O 6º Seminário de Informação em Arte, organizado pela Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ) aceitará trabalhos que estejam de acordo com a temática do Seminário e com as normas apresentadas abaixo, no formato de resumo expandido, na primeira fase e, no formato de artigo científico, na segunda fase. Os trabalhos serão apresentados no evento somente na modalidade Comunicação Oral. Para posterior publicação nos Anais do evento, os trabalhos aprovados e apresentados no Seminário deverão ser submetidos à Comissão Científica, dentro do prazo previamente estabelecido.

 

NORMAS GERAIS

Poderão submeter trabalhos os estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da informação e áreas afins. É vedada aos patrocinadores e apoiadores, bem como aos membros da Comissão Científica do evento, a submissão de trabalhos.

Cada autor poderá submeter no máximo 02 (dois) trabalhos, sendo um como autor principal e outro como coautor. Cada trabalho poderá ter no máximo 03 (três) autores.

Após a submissão do resumo expandido e do artigo científico, não poderão ser feitas quaisquer alterações, a não ser por recomendação expressa dos avaliadores.

A declaração referente ao trabalho apresentado será única para cada título, e será enviada por e-mail, com cópias para todos os autores do respectivo trabalho. A não apresentação do trabalho no evento implicará no cancelamento da emissão de todos os certificados a ele vinculados.

O autor, ao submeter o resumo expandido e o artigo científico, declara que o texto é inédito e autoriza a publicação do artigo sob licença Creative Commons.

A Comissão Científica, formada por profissionais membros da REDARTE/RJ, revisará os aspectos formais dos artigos e recomendará as modificações e correções necessárias para posterior publicação nos Anais.

Os casos omissos ou não previstos nessas Regras serão solucionados mediante apreciação pela Comissão Científica do Seminário.

 

SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

Fase 1 - RESUMOS EXPANDIDOS

O sistema de submissões aplica a avaliação às cega pelos pares. Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mails de cada autor não devem constar nos resumos expandidos submetidos na primeira fase.

Caso seja possível, de alguma forma, identificar a autoria, o trabalho será automaticamente desclassificado.

Nesta fase, em que se enviará o resumo expandido, não existe a obrigatoriedade do pagamento da inscrição.

Na plataforma, o autor deverá preencher os seguintes campos obrigatórios: Eixo temático, Título, Palavras-chave, Resumo, Nome e E-mail do autor e co-autores, se houver.

Os resumos expandidos deverão ter, no mínimo 3 (três) e, no máximo 4 (quatro) laudas, incluindo as referências, e estar de acordo com as normas da ABNT (NBR 10520, 6023 e 6028) e as seguintes especificações:

-Título: deverá ser usada fonte Time New Roman , corpo 14, maiúsculas, negrito e alinhamento centralizado. Subtítulo, se houver, deve vir em minúsculas;

-Resumo: deverá ser escrito em língua portuguesa, fonte Time New Roman, corpo 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento justificado. Deverá na ordem, conter as seguintes seções: introdução, onde serão explicitados de forma clara e concisa o tema, os objetivos do estudo, as justificativas, as hipóteses e o embasamento teórico; metodologia; resultados; discussão (caso considere conveniente, os resultados e a discussão poderão ser apresentados na mesma seção); considerações finais ou conclusões, palavras-chave (no mínimo três e, no máximo cinco), financiador(a) da pesquisa, se houver e referências (devem ser listados somente os autores e trabalhos mencionados no texto).

- Formato: extensão .pdf.

 

Fase 2 - ARTIGOS CIENTÍFICOS

Os resumos expandidos aprovados na primeira fase, deverão ser enviados nas versões definitivas, em formato de artigo científico (texto completo), com identificação do(s) autor(es), no prazo estabelecido no cronograma do evento. Os trabalhos enviados fora do prazo não serão publicados.

- Conteúdo: A estrutura do texto, a numeração progressiva das seções, as citações, ilustrações e as referências devem seguir as normas da ABNT para artigos científicos, citações, referências e resumos (NBR 6022, 10520, 6023 e 6028). O artigo deve conter: título, autoria(s), resumo, palavras-chave, introdução, objetivos, metodologia, discussão, conclusão/considerações finais e referências;

- Título: fonte Times New Roman, tamanho 14, em maiúsculas, negrito, alinhamento à esquerda, idêntico ao título proposto no resumo aprovado e acompanhado da sua tradução para o inglês;

- Autoria: fonte Times New Roman, tamanho 12, itálico, alinhamento à direita, abaixo do título e acima do resumo/abstract. O(s) nome do(s) autor(es) devem ser seguido(s) do nome da instituição e e-mail;

- Resumo e Abstract: escrito em língua portuguesa e inglesa, fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento entre linhas do tipo simples e alinhamento justificado. Deverá ser apresentado sem parágrafo e citações, com no mínimo 250 e no máximo 400 palavras. Deverá conter o objetivo do trabalho, os procedimentos metodológicos, os resultados e as conclusões ou considerações finais. Sugere-se evitar o uso de siglas no resumo. O resumo em português deve ser seguido do resumo em inglês, ambos na mesma página;

- Palavras-chave e Key-words: destacar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, em português e inglês, que deverão representar adequadamente os principais assuntos abordados no artigo;

- Elemento textual: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm, alinhamento justificado, sem espaçamento entre parágrafos, com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo;

 

- Notas explicativas (se houver): deverão aparecer na página onde estejam inseridas, em nota de rodapé;

- Quadros, tabelas e figuras (se houver): devem seguir as normas do IBGE;

- Imagens (se houver): utilizar somente quando forem imprescindíveis para a compreensão do texto. Recomendase que fotografias, gráficos, figuras ou qualquer outra imagem sejam inseridas no texto em formato “jpg”;

-Extensão: de 08 a 15 laudas; incluindo folha de rosto, referências, apêndices e anexos. O tamanho da página deve ser A4;

- Citações longas, notas de rodapé e identificação das ilustrações: fonte Times New Roman, tamanho 10. As ilustrações deverão estar incluídas no corpo do texto com legenda imediatamente abaixo delas. As citações longas, a partir de 4 linhas deverão ser apresentadas com espaçamento simples, recuo à esquerda de 4 cm;

- Usar itálico no lugar de sublinhado (exceto para os endereços eletrônicos e URL);

- Referências: espaçamento simples, separadas entre si por espaço duplo; alinhamento à margem esquerda;

- Margens: superior e esquerda devem ter 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm;

- Não utilizar legendas e símbolos de pequenas dimensões para não comprometer a leitura do texto;

- A correção ortográfica é de responsabilidade dos autores dos artigos, ainda que as incorreções sejam apontadas pelos avaliadores;

- Formato: extensão .pdf.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os critérios de avaliação tanto para o resumo expandido quanto para o artigo científico serão:

- Atendimento às normas de formatação;

- Características do resumo e do artigo submetidos no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de apresentação;

- Originalidade e relevância;

- Contribuição significativa para o tema do evento;

- Coerência e coesão textual;

- Adequação à norma culta da língua portuguesa.

*Os autores receberão um e-mail informando o parecer final do resumo expandido.

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

A apresentação oral dos trabalhos aprovados terá, no máximo, 10 minutos e será facultada somente aos autores regularmente inscritos no evento, mediante confirmação do pagamento da taxa de inscrição. Os autores deverão preparar um arquivo em Power-point (ppt) prevendo o tempo estipulado. Até dois autores, regularmente inscritos, poderão participar da apresentação.

 

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos apresentados nas sessões presenciais do Seminário serão publicados, em formato de artigos científicos, nos Anais do evento, em suporte eletrônico, sendo divulgados de forma livre e gratuita através do site da REDARTE/RJ. A publicação estará condicionada à execução das correções e alterações apontadas pela Comissão Científica e ao envio do trabalho dentro do prazo previamente estabelecido para esta etapa.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Autores que submetem trabalhos a este seminário concordam com os seguintes termos:

- Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à Comissão Científica da REDARTE/RJ colocá-lo sob uma licença Creative Commons Attribution (CC), que permite livremente que outras pessoas acessem, usem e compartilhem o trabalho com o crédito de autoria devido e apresentação inicial neste Seminário;

- Os autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir arranjos contratuais para a distribuição nãoexclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial neste Seminário;

- Os autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal), a qualquer momento, antes e depois do Seminário.

  • Eixo 1 – Informação em Arte: o papel das bibliotecas e centros de documentação em Arte e a Agenda 2030
  • Eixo 2 – Arte, Cultura e Informação: elementos essenciais para a aplicação da Agenda 2030

Área temática - 34 resultados

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

EXPEDIENTE
 
ANAIS DO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ - ISSN 2595-198X
v.4, n. 1, 2018

Periodicidade da publicação: Bianual
Idioma dos artigos: Português e espanhol
Editor / Autor Corporativo: Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ
Endereço: Praça Tiradentes, 10 sala 905 - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20060070

Contato: biblioteca@redarterj.com  -  http://redarterj.com

 

COMISSÃO ORGANIZADORA


Diretoria da REDARTE/RJ

Presidente – Denise Maria da Silva Batista (Museus Castro Maya)
Vice-Presidente – Carlos Alberto Della Paschoa (Instituto Cervantes)
Primeira Secretária – Mary Shinkado (Museu Nacional de Belas Artes)
Segunda Secretária – Barbara Ribeiro (UNIRIO/CLA)
Primeira Tesoureira – Alpina G. M. Rosa (Centro Cultural Justiça Federal)
Segunda Tesoureira – Eliane Vieira da Silva (Museu Histórico Nacional)
Conselho Fiscal - Fátima Andrade Campos Borges (Paço Imperial)
Conselho Fiscal - Isaura Lima Maciel Soares (CNFCP)
Conselho Fiscal - Márcia França Ribeiro (UERJ/CEHB)

Comissão Executiva

Coordenação geral: Denise Maria da Silva Batista (Museus Castro Maya)
Mary Shinkado (Museu Nacional de Belas Artes)
Barbara Ribeiro (UNIRIO/CLA)
Elisete Melo (Casa de Rui Barbosa)
Alpina G. M. Rosa (CCJF)
Eliane Vieira da Silva (Museu Histórico Nacional)
Carlos Alberto Della Paschoa (Instituto Cervantes)
Heitor de Albuquerque Lima (HAL Publicidade)

Comissão científica

Denise Maria da Silva Batista (Museus Castro Maya)
Verônica de Sá Ferreira (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro)
Andrea Barboza (Biblioteca Nacional)
Barbara Ribeiro (UNIRIO/CLA)
Caroline Brito de Oliveira (BNDES)
Elisete Melo (Casa de Rui Barbosa)
Joelma Neris Ismael (FUNARTE)

 

PATROCINADORES

Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Com mais de duzentos mil estudantes ao ano, o Instituto Cervantes é a maior instituição mundial edificada ao ensino de espanhol. Recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias em 2005 na categoria de Comunicação e Humanidades.
Con más de doscientos mil estudiantes al año, el Instituto Cervantes es la mayor institución mundial edificada a la enseñanza del español. Recibió el Prémio Príncipe de Astúrias en 2005 em la categoría de Comunicación y Humanidades.
http://riodejaneiro.cervantes.es/br/default.shtm

Scan System
Atuando deste 1998 no Brasil, a Scan System fornece scanners profissionais para Gestão Documental, qualquer que seja o tipo de documento a ser digitalizado.
http://www.scansystem.com.br/home

 

REALIZAÇÃO

Rede de Bibliotecas e Centros de Documentação em Arte - REDARTE/RJ
A Rede, atuante desde 1995, tem como objetivo principal promover e incentivar o uso de recursos informacionais em Arte. Conta, atualmente, com 34 instituições afiliadas, dentre museus, centros culturais e universidades, localizados nas cidades do Rio de Janeiro e em Niterói.
Red de Bibliotecas y Centros de Documentación en Arte
La Red, actuante desde 1995, tiene como objetivo principal promover e incentivar el uso de los recursos informacional es en Arte. Cuenta, actualmente, con 34 instituciones afiliadas, entre museos, centros culturales y universidades, localizadas em las ciudades de Río de Janeiro y Niterói.
http://redarterj.com

ANAIS DO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ - ISSN 2595-198X

EDIÇÕES ANTERIORES:

V.3, n. 1, 2017 - 5º SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ

https://doity.com.br/anais/5-seminario-de-informacao-em-arte

V.2, n. 1, 2015 - 4º SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ

https://doity.com.br/anais/4-seminario-de-informacao-em-arte

V.1, n. 1, 2013 - 3º SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ

http://redarterj.com/anais-seminario-de-informacao-em-arte/