O TELEATENDIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A PANDEMIA PELA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE

  • Autor
  • Caroline Schilling Soares
  • Co-autores
  • Carolina Serravite Irrthum , Edmundo Gustavo Cipriano de Araújo , Warley Aguiar Simões
  • Resumo
  • A pandemia da COVID-19 impôs o contingenciamento de algumas atividades desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS), coincidindo com um movimento simultâneo de redução expressiva da demanda assistencial, por outras queixas, pelos usuários. Uma das estratégias propostas pelo município de Belo Horizonte foi o uso da telessaúde, por meio do atendimento por áudio-vídeo, para ampliar o acesso e dar continuidade ao acompanhamento dos usuários. A metodologia deste artigo consiste em um relato de experiência. Foram apresentados aspectos de destaque no desenvolvimento da experiência e os processos estruturantes para a ampliação da oferta dessa modalidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH). Dois grandes grupos beneficiados, inicialmente, com o teleatendimento e telemonitoramento foram os usuários com condições crônicas e aqueles que se enquadravam em casos suspeitos de COVID, uma vez que essa iniciativa buscou fortalecer e intensificar as ações em consonância aos atributos da APS. Considera-se que a iniciativa em busca de soluções factíveis e oportunas foi o diferencial deste município no enfrentamento a essa crise sanitária. Frente aos desafios identificados na implementação da proposta e aqueles apresentados à luz da literatura, considera-se: aspectos culturais e o pouco conhecimento acerca dessa modalidade de atendimento, necessidade de investimento para a formalização e divulgação dos marcos regulatórios acerca da telessaúde, variabilidade na adesão à modalidade por usuários e profissionais, dentre outros. Embora ainda existam aspectos que necessitam de maior atenção, investimento e readequações, os resultados alcançados refletem a complexidade, cada vez maior, que envolve o cuidado à saúde e as perspectivas práticas na organização e ampliação da capacidade de resposta dos serviços de saúde às demandas e necessidades da sociedade. Destaca-se que o conjunto de elementos da telessaúde representa benefícios tanto para a prática assistencial, quanto para a gestão dos serviços de saúde.  Espera-se que essa experiência seja capaz de incentivar a prática e estimular a continuidade de debates, reflexões e estudos sobre a implementação de ferramentas e estratégias que contribuam com a organização do trabalho em rede, o envolvimento e sensibilização dos profissionais e a melhoria na qualidade do cuidado ofertado.

  • Palavras-chave
  • Telemedicina, Atenção Primária à Saúde, COVID-19.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Trabalho e Gestão Participativa na Saúde
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O Seminário da Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde (PPGSS) é uma realização do Colegiado do PPGSS, da Escola de Enfermagem (EE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em sua segunda edição teve como tema “Gestão em Saúde em Tempos de COVID-19: cenários e perspectivas”.  O evento online aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro de 2021 na modalidade on-line.

Os trabalhos aqui publicados foram apresentados no formato de Resumo Expandido e de Artigo Completo nos seguintes eixos temáticos:

• Política, Planejamento e Avaliação em Saúde (PPAS);

• Tecnologias Gerenciais em Saúde (TGS);

• Trabalho e Gestão Participativa na Saúde (TGPS).

  • Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
  • Trabalho e Gestão Participativa na Saúde
  • Tecnologias Gerenciais em Saúde
  • Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
  • Trabalho e Gestão Participativa na Saúde
  • Tecnologias Gerenciais em Saúde
  • Karla Rona da Silva
  • Vanessa de Almeida Guerra
  • Adriane Vieira
  • Lívia Cozer Montenegro
  • Mirela Castro Santos Camargos
  • Renato Rodrigues da Silva

ppgss.ufmg@gmail.com

Corpo Editorial: Karla Rona da Silva, Vanessa Almeida, Adriane Vieira, Mirela Castro Santos Camargos, Lívia Cozer Montenegro.

Periodicidade do evento: anual.

Nome e endereço do autor corporativo/editora responsável pela publicação: Programa de Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde/Escola de Enfermagem da UFMG, Avenida Alfredo Balena, n. 190, sala 122, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 30.130-100.

Anais do Seminário da Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde:  Vol. I, 2020