ENSINO-EXTENSÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE NA FORMAÇÃO DE GESTORES: DESENVOLVIMENTO DE REFERÊNCIAS TÉCNICAS MUNICIPAIS

  • Autor
  • Katia Ferreira Costa Campos
  • Co-autores
  • Ana Paula de Lima Bezerra , Fernanda Gonçalves de Souza , Vanessa de Almeida
  • Resumo
  • RESUMO

    É  evidente a importância da Educação Permanente em Saúde (EPS) para a melhoria do cotidiano do trabalho. No entanto, apesar da necessidade desse processo, percebe-se que a EPS ainda é pouco articulada nas ações e desafios na saúde. Nessa perspectiva, foi desenvolvida a disciplina Tópicos em Saúde III- Gestão da Educação Permanente em Saúde como matéria optativa ao curso de Gestão de Serviços de Saúde  da Universidade Federal de Minas Gerais, contando com a participação de discentes e de profissionais dos serviços que aprimoraram conhecimentos tornando-se detentores e referências de Educação Permanente em Saúde à nível municipal. Portanto, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência proporcionada durante a disciplina. Trata- se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Como resultado tem-se a satisfação e avaliações positivas dos discentes e profissionais participantes que compreenderam e consolidaram conhecimentos sobre EPS no dia a dia da gestão e das práticas assistenciais. Espera- se que este trabalho proporcione reflexões sobre a importância de associar teoria e prática, possibilitando o aprendizado baseado na realidade da gestão e a melhoria do trabalho em saúde.


     

    PALAVRAS-CHAVE OU DESCRITORES: Educação Permanente; Gestão em Saúde; Saúde.

     

    ABSTRACT

    The importance of Continuing Education in Health (EPS) for improving daily work is evident. However, despite the need for this process, it is clear that EPS is still poorly articulated in health actions and challenges. In this perspective, the subject Health Topics III - Management of Continuing Education in Health was developed as an optional subject for the Health Services Management course at the Federal University of Minas Gerais, with the participation of students and professionals from the services that improved their knowledge becoming holders and references of Permanent Health Education at the municipal level. Therefore, the aim of this paper is to report the experience provided during the course. This is a descriptive study of the experience report type. As a result, there is the satisfaction and positive evaluations of the participating students and professionals who understood and consolidated knowledge about EPS in the daily management and care practices. It is hoped that this work will provide reflections on the importance of associating theory and practice, enabling learning based on the reality of management and improving health work.

     

    KEYWORDS: Education, Continuing; Health Management; Health.

     

    RESUMEN

    Es evidente la importancia de la Educación Continuada en Salud (EPS) para mejorar el trabajo diario. Sin embargo, a pesar de la necesidad de este proceso, es evidente que la EPS aún está mal articulada en acciones y desafíos en salud. En esta perspectiva, la asignatura Temas de Salud III - Gestión de la Educación Continuada en Salud se desarrolló como asignatura optativa del curso de Gestión de Servicios de Salud de la Universidad Federal de Minas Gerais, con la participación de estudiantes y profesionales de los servicios que mejoraron sus conocimientos. convirtiéndose en titulares y referentes de la Educación Permanente en Salud a nivel municipal. Por tanto, el objetivo de este trabajo es dar a conocer la experiencia aportada durante el curso. Se trata de un estudio descriptivo del tipo de relato de experiencia. Como resultado, se produce la satisfacción y las valoraciones positivas de los estudiantes y profesionales participantes que comprendieron y consolidaron sus conocimientos sobre EPS en sus prácticas diarias de gestión y cuidado. Se espera que este trabajo aporte reflexiones sobre la importancia de asociar teoría y práctica, posibilitando aprendizajes basados ??en la realidad de la gestión y mejorando el trabajo en salud.

     

    PALABRAS-CLAVE: Educación Continua; Gestión en Salud; Salud.

  • Palavras-chave
  • Educação Permanente; Gestão em Saúde; Saúde.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Trabalho e Gestão Participativa na Saúde
Voltar Download

O Seminário da Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde (PPGSS) é uma realização do Colegiado do PPGSS, da Escola de Enfermagem (EE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em sua segunda edição teve como tema “Gestão em Saúde em Tempos de COVID-19: cenários e perspectivas”.  O evento online aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro de 2021 na modalidade on-line.

Os trabalhos aqui publicados foram apresentados no formato de Resumo Expandido e de Artigo Completo nos seguintes eixos temáticos:

• Política, Planejamento e Avaliação em Saúde (PPAS);

• Tecnologias Gerenciais em Saúde (TGS);

• Trabalho e Gestão Participativa na Saúde (TGPS).

  • Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
  • Trabalho e Gestão Participativa na Saúde
  • Tecnologias Gerenciais em Saúde
  • Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
  • Trabalho e Gestão Participativa na Saúde
  • Tecnologias Gerenciais em Saúde
  • Karla Rona da Silva
  • Vanessa de Almeida Guerra
  • Adriane Vieira
  • Lívia Cozer Montenegro
  • Mirela Castro Santos Camargos
  • Renato Rodrigues da Silva

ppgss.ufmg@gmail.com

Corpo Editorial: Karla Rona da Silva, Vanessa Almeida, Adriane Vieira, Mirela Castro Santos Camargos, Lívia Cozer Montenegro.

Periodicidade do evento: anual.

Nome e endereço do autor corporativo/editora responsável pela publicação: Programa de Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde/Escola de Enfermagem da UFMG, Avenida Alfredo Balena, n. 190, sala 122, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 30.130-100.

Anais do Seminário da Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde:  Vol. I, 2020