A violência contra a pessoa idosa é um problema de saúde pública, com grande impacto na qualidade de vida da vítima e a pandemia de Covid-19 tem contribuído com as situações de violação de direitos. Profissionais da saúde e da assistência social com atuação no território têm papel de destaque no enfrentamento do problema. Este estudo tem como objetivo compreender a situação de vulnerabilidade do idoso às situações de violência durante a pandemia de Covid-19 na perspectiva de profissionais e gestores da saúde e da assistência social. Trata-se do recorte de uma dissertação de mestrado de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os 18 participantes foram profissionais de equipes de saúde da família e de apoio das UBS, de um CRAS e seus gestores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e submetidas à Análise de Conteúdo Temática. As entrevistas revelaram que os casos de violência contra a pessoa idosa são identificados por profissionais das UBS e do CRAS nos contextos de trabalho por meio de visitas domiciliares, atendimentos e ações coletivas. Entretanto, o isolamento social restringe a presença do idoso nesses cenários, sendo um dificultador para o reconhecimento das situações de violência. Os participantes evidenciaram um aumento do número de denúncias de violência contra a pessoa idosa durante a pandemia e a maior ocorrência no âmbito familiar pela fragilidade afetiva e dificuldades no cuidado exacerbados no contexto da pandemia de Covid-19 pela sobrecarga de cuidadores, mudanças relacionadas ao contexto de trabalho e dificuldades financeiras. Assim, a violência contra a pessoa idosa representa um desafio para profissionais e gestores da saúde e da assistência social inseridos no território, sendo fundamental fomentar discussões para identificação, atuação e enfrentamento, preconizando intervenções intersetoriais e em rede para combate ao problema.
O Seminário da Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde (PPGSS) é uma realização do Colegiado do PPGSS, da Escola de Enfermagem (EE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Em sua segunda edição teve como tema “Gestão em Saúde em Tempos de COVID-19: cenários e perspectivas”. O evento online aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro de 2021 na modalidade on-line.
Os trabalhos aqui publicados foram apresentados no formato de Resumo Expandido e de Artigo Completo nos seguintes eixos temáticos:
• Política, Planejamento e Avaliação em Saúde (PPAS);
• Tecnologias Gerenciais em Saúde (TGS);
• Trabalho e Gestão Participativa na Saúde (TGPS).
ppgss.ufmg@gmail.com
Corpo Editorial: Karla Rona da Silva, Vanessa Almeida, Adriane Vieira, Mirela Castro Santos Camargos, Lívia Cozer Montenegro.
Periodicidade do evento: anual.
Nome e endereço do autor corporativo/editora responsável pela publicação: Programa de Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde/Escola de Enfermagem da UFMG, Avenida Alfredo Balena, n. 190, sala 122, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 30.130-100.
Anais do Seminário da Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde: Vol. I, 2020