Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado intitulada “A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis” financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Seu objetivo consiste em refletir acerca dos sujeitos participantes do projeto de extensão “Centros de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP)” da UNESP, Faculdade de Ciências e Letras campus de Assis, a partir do conceito de comunidades disciplinares cunhado por Goodson (1997). Para isso, divide-se o trabalho e busca-se na fundamentação teórica (a) corroborar com uma definição de extensão universitária; (b) apresentar o que se entende por comunidades disciplinares; (c) caracterizar o CLDP e os indivíduos integrantes do projeto. Já a metodologia adotada baseia-se numa abordagem qualitativa e utiliza como instrumentos de coleta de dados a descrição dos sujeitos envolvidos no Centro (a partir da convivência com os mesmos) e uma análise crítica dos trabalhos publicados em revistas e congressos acadêmicos. Os resultados apontam para a influência desse grupo nas reformulações de leis que tangem a internacionalização na UNESP, na manutenção e aumento do espaço ocupado pelo projeto visando sua institucionalização (curricularização) com a graduação em Letras e no apoio a outros projetos que fomentam o ensino de línguas estrangeiras.
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