A Sociologia é considerada integrante da área das ciências humanas, cujo possui o objetivo de estudar o comportamento das relações humanas que se encontram presentes em grupos e associações. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura a fim de identificar o desenvolvimento da Sociologia desde a publicação da lei de obrigação da disciplina no ensino médio. Foi realizada uma pesquisa de revisão de literatura nas plataformas de dados do Google Acadêmico e na Biblioteca Eletrônica Científica Online - Scientific Electronic Library Online (SCIELO), através das palavras-chave: “ensino médio” e “licenciatura em Sociologia”, intercaladas através do termo booleano AND. Foram selecionados artigos científicos com publicações de 2009 a 2020 que abordavam o ensino da Sociologia no ensino médio no Brasil e que possuiam acesso gratuito. Como critérios de exclusão foram dissertações, teses, artigos que possuíssem acesso somente ao título e que relacionavam outras licenciaturas com a Sociologia. Na aplicação das palavras-chave “ensino médio” AND “licenciatura em Sociologia” a pesquisa retornou com 366 documentos. Após a inclusão dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados nove artigos elegíveis para compor esta revisão. A Sociologia passou por diversos vieses ao longo de sua implementação, desde uma ciência considerada como importante para a formação de cidadãos até uma disciplina negligenciada, mas um dos seus grandes avanços foi à criação da lei que obrigou que todas as escolas tanto privadas quanto públicas tivessem em sua grade curricular a disciplina em questão. A partir da publicação dessa lei a Sociologia se desenvolveu consideravelmente e professores formados em Sociologia começaram a ganhar espaço no meio acadêmico, não muito, mas já um começo.
Comissão Organizadora
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
Seminário
Comissão Científica