Resumo: O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) se fortaleceu exponencialmente em escala mundial nas últimas três décadas. As TIC integram-se rapidamente ao cotidiano, modificando hábitos e estabelecendo novos horizontes a inúmeros segmentos da sociedade. Neste cenário, a educação interage com o contexto tecnológico tornando cada vez mais habitual práticas pedagógicas mediadas por ferramentas digitais, fomentando uma potencial ressignificação na formação de professores. O presente trabalho tem como objetivo identificar os fenômenos em representações sociais, apreendidos nos últimos dez anos, acerca das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores. A Teoria das Representações Sociais, propõe o estudo da construção conceitual coletiva por um grupo de indivíduos que reflete com e sobre um determinado objeto de relevância social para este coletivo. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa por meio de uma revisão sistemática da literatura. Esta prática constitui para além da análise literária, um protocolo de pesquisa que admite maior confiabilidade na seleção, mapeamento e análise dos artigos científicos no processo investigativo. Os resultados foram embasados na análise de 18 artigos, provenientes da revisão, publicados entre os anos 2011 e 2019. Destes, 14 mencionam TIC na formação inicial e 4 na formação continuada. O material foi coletado nas bases de dados ERIC e Scielo e gerenciado com auxílio do software Mendeley. A análise mostra que os trabalhos apresentam proposições em seus resultados que abordam as TIC como estratégias enriquecedoras na educação; formação inicial conduzida por metodologia teórica, com pouca aplicação prática no uso das TIC; formação continuada centrada em ferramentas, considerando em menor proporção fatores didáticos. Os estudos não apontam conceitos negativos significativos na construção da representação social das TIC. Estes resultados oferecem possibilidades para que esse fenômeno continue a ser investigado com outras populações, arranjos ou métodos a fim de apreender novos conceitos.
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