O desenho metodológico de uma investigação corresponde ao planejamento estruturado com a finalidade de determinar o trajeto a ser percorrido para responder a lacuna da pesquisa. O presente trabalho objetiva identificar a construção metodológica de estudos com a temática tecnologias da informação e comunicação e representações sociais. Para tanto, tomamos como referência os instrumentos de coleta predominantes na apreensão dos objetos destes estudos, nos últimos dez anos. A Teoria das Representações Sociais (TRS), busca compreender a apreensão de fenômenos sociais, articulando elementos sociais, cognitivos, de comunicação e linguagem, junto a sujeitos que partilham reflexões e subjetividades acerca de um objeto. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) representam uma grande variedade de ferramentas de mídia que auxiliam na comunicação e difusão de informações, sua prática obteve vasta polarização nos anos finais do século XX. O elo configurado pelas TRS e TIC, neste artigo, se gesta na articulação entre elementos de comunicação nos dois fenômenos. Para alcance do objetivo, esta pesquisa qualitativa, parte da revisão sistemática da literatura, um método de seleção de documentos sistematizado pelo uso de protocolo estruturado em sua busca. A revisão buscou artigos que vincularam RS e TIC entre 2009 a 2019. A plataforma ERIC resultou em 118 artigos e a Scielo 19, totalizando 137 documentos, dos quais 127 foram desconsiderados após aplicação dos critérios de exclusão. Resultando em 10 artigos encaminhados para análise junto ao software Mendeley. Foi observada a predominância de pesquisas qualitativas e quali-quantitativas. A técnica do Grupo Focal aparece como instrumento mais utilizado, em 4 dos 10 artigos, seguida por questionários, entrevistas, e em número menos significativo análise documental. A teoria das representações sociais foi mencionada como justificativa para a estruturação de 8 dos desenhos metodológicos analisados, este fato suscita relevância para que o fenômeno continue a ser investigado em outros contextos metodológicos.
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