Este artigo apresenta um projeto de pesquisa cujo tema central é o ensino de Psicologia da Educação na formação de professores no curso de Pedagogia, propondo reflexões sobre a prática da didática clínica para o ensino dessa disciplina. Como fundamentação teórica será explorado o conceito de didática clínica, discutindo a aprendizagem em suas múltiplas dimensões, especialmente na dimensão afetiva; a formação docente e essa afetividade; e ainda, a Psicologia da Educação e a necessária articulação teoria e prática. Esta pesquisa justifica-se, pois entendemos que é urgente uma atualização da formação docente, para o enfrentamento do seu futuro profissional no cotidiano das escolas no mundo contemporâneo e um dos caminhos seria a apropriação da ideia da promoção de inovações pedagógicas. O objetivo geral, portanto, é incrementar a metodologia da didática clínica para desenvolvimento pelos professores, inicialmente, de Psicologia da Educação, na formação de professores nos cursos de Pedagogia. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa que realizará um Estudo de Caso, considerando-se como instrumentos para isso, os encontros em grupo que serão realizados. Os sujeitos da pesquisa, serão alunos e professores das turmas da disciplina Psicologia da Educação, no curso de Pedagogia de uma universidade pública, que será, portanto, o local da pesquisa. Entendemos que os resultados dessa investigação trarão contribuições para a formação inicial dos alunos dos cursos de Pedagogia da universidade em questão, mas também, em um formato almejado para o futuro, como extensão, contribuirá como uma formação em serviço ou continuada, junto a professoras(es) da educação básica de um modo geral.
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Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
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