PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Autor
  • Eduarda Cristina dos Santos Albuquerque
  • Co-autores
  • Felipe da Costa Negrão
  • Resumo
  • A alfabetização científica no Brasil ainda tem muito o que avançar, tendo em vista que a realidade apresenta muitos alunos imaturos frente a experimentos científicos, resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico em respeito as questões do cotidiano. Muito disso, deve-se ao fato de que a educação científica não é prioridade da educação do Brasil, o que fica ainda mais evidenciado no cenário atual de pandemia, onde a ciência é descaracterizada perante o imaginário social, alimentado pelo poder público que aparenta estar confortável com esse comportamento social. Esse estudo trata-se de um estado da arte sobre alfabetização científica no âmbito da formação de professores, uma vez que entendemos que seja primordial a inserção de tais conteúdos nos cursos que formam novos docentes, a fim de perpetuar essa concepção de alfabetização científica enquanto garantia de melhores condições sociais, tecnológicas e ambientais.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização Científica, Educação Científica, Estado da Arte.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios
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  • Biopolítica e Necropolítica
  • Comunicação, Cultura, Mídia e Indústria Criativa
  • Direitos Humanos e Fundamentais: perspectivas jurídicas, políticas e sociais
  • Diversidades, Gêneros e Sexualidades: desafios contemporâneos
  • Educação em espaços formais e informais
  • Estado, Políticas Públicas e Demandas Sociais
  • Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios
  • História, Memória, Patrimônio e Identidade
  • Justiça Restaurativa, Círculos de Construção de Paz e Comunicação Não-Violenta
  • Política, Judiciário e Direito: politização da justiça e judicialização da política
  • Questão Social, Movimentos Sociais e Serviço Social
  • Relações de opressão, Trabalho, Movimento Agrário e Urbano
  • Repensando o Estado: as ações de enfrentamento ao COVID-19
  • Territórios, Territorialidades, Fronteiras e Desenvolvimento Regional
  • Jovens Pesquisadores e temas contemporâneos nas Ciências Humanas e Sociais

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