: Muito se discute em tempo de pandemia sobre os dilemas da educação e os desafios das escolas, universidades e centros educacionais em transmitir informações para alunos e sociedade, considerando a situação de distanciamento social. O desafio é significativo, porém existem ferramentas que vêm sendo trabalhadas para ajudar nas estratégias de comunicação. As chamadas mídias sociais aparecem como importantes ferramentas para enfrentar esta atual situação, participando como um excelente norteador para a acessibilidade ao conhecimento sócio-educativo. Partindo desta premissa, um grupo de alunos da Universidade Federal do Pampa - campus Itaqui - RS, pensando em atualizar e informar a comunidade em geral, criou uma página no facebook vinculada ao “Programa Interdisciplinar em Educação Popular e Comunitária”, buscando tratar assuntos relevantes aos interesses da população e contribuindo no combate a Fake News. O objetivo deste trabalho foi verificar o envolvimento da comunidade com a página e sua relação com o conhecimento científico; a metodologia utilizada para transmitir a informação para o público envolveu o uso de textos argumentativos com bases científicas, vídeos, imagens e palestras online pelos webinários (rodas de conversa), que tratam temáticas diversas que contribuem para o entretenimento/informação durante o processo de isolamento social. Verifica-se que há uma interação significativa quantos aos acessos aos conteúdos visualizados, os quais são postados na página do programa por meio dos discentes do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia; porém, existe dificuldade na interação comunicativa com a equipe executora, dificultando um melhor diálogo interdisciplinar entre universidade-comunidade; o programa se mantém ativo na geração e compartilhamento de informações, estabelecendo-se como um canal de relacionamento entre diferentes grupos universitários e a comunidade itaquiense. Conclui-se com uma reflexão sobre os desafios diante da pandemia, onde a comunicação virtual assume o protagonismo e cria novas demandas aos educadores e suas instituições.
Comissão Organizadora
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
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