Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os direitos indígenas com enfoque para a questão da educação indígena e a educação escolar indígena, como elementos fundamentais para o pleno exercício dos direitos dos povos originários. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, partindo da investigação e leitura sobre os documentos que embasam o refencial teórico para o estudo, sobre o qual utilizou-se dois documentos: a Constituição, de 1988, e a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Após estudos, leituras e reflexões, não só com base nesses dois documentos centrais para a efetivação da pesquisa, buscou-se ainda conhecer o pensamento de autores indígenas sobre a temática, como Munduruku (2012) e Krenak (2019), os quais versam sobre várias questões, além das referidas aqui neste trabalho. As considerações nos permitem sugestões para reflexões aprofundadas e propõem discussões sobre a emergencia da defesa em favor dos direitos indígenas, desde sempre, principalmente no atual contexto social, político e economico, inclusive que vai muito além da própria questão educacional.
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Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
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