O presente estudo aborda a temática da Educação à Distância atrelada a Formação de Professores. O ano de 2020 fica marcado para história da humanidade como período em que o isolamento social em virtude da pandemia Covid-19, foi necessário para o controle e bloqueio da disseminação da doença. Todos os setores sociais foram afetados, como reflexo na área Educacional ressaltou a importância da tecnologia para formação docente na Era Digital. Como objetivo visou-se analisar a Formação de Professores sobre a lente da Educação a Distância em uma Universidade Federal com campus no interior do Estado do Pará. Partiu de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a perspectiva de Severino (2007) e Gil (2008) que encontrou como estudos e documentos analisados: a Portaria nº 2.117/2019 que dispõe sobre a oferta de até 40% de disciplinas da graduação presencial na modalidade EaD; Belloni (2008) que conversa sobre as diversas funções dos professores e seus diferentes papéis na EaD; Moran (2003) que adverte para necessidade dos professores em saber lidar com a tecnologia disponível voltadas para o ensino; Hack (2011) que fala sobre o papel docente EaD que coopera com o aluno no sentido da resolução de problemas, provoca novas interrogações e contribui para o desenvolvimento de equipes de estudo. Contou também, com pesquisa de campo em Marconi; Lakatos (2010) na utilização de questionário on-line para levantamento de dados sobre a EaD na perspectiva dos professores universitários. Como principais achados da investigação: apontamos que cerca de, 65% dos professores universitários não tinham trabalhos anteriores na EaD; 80% dos pesquisados sentem-se desafiados pelo trabalho na EaD e por fim, a Universidade em questão promoveu em Maio, um curso de formação de professores para atuar na EaD como forma de minimizar os desafios do ensino frente a necessidade do trabalho docente em ambientes virtuais.
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