PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Experiências e relatos da prática docente

  • Autor
  • Patricia Oliveira Crespo Nunes
  • Co-autores
  • Leticia Martins dos Santos , Ana Cristina da Silva Rodrigues
  • Resumo
  • Este trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido por duasprofessoras do município de Jaguarão, no sul do estado do Rio Grande do Sul que realizam práticas de leitura não convencional com crianças de três anos, tendo a leitura como  rotina escolar na sala de educação infantil. As professoras denominaram a atividade relatada como “o contador de histórias” que tem por objetivo promover situações significativas de letramento a partir das “brincadeiras de ler” para as crianças da primeira etapa da educação básica.  Desse modo, elas pretendem com esse relato mostrar a possibilidade de trabalhar com a prática social daleitura mesmo que os alunos da educação infantil  não leiam convencionalmente. O hábito de ler se constrói aos poucos e por esse motivo, é que pode ser trabalhado desde os primeiros anos da educação infantil, pois o inicio do processo de aprendizagem da leitura com as crianças começa a se dar a cada contato que elas têm com as letras, com as palavras e com os gêneros textuais, propiciando novas concepções leitoras. Com esta proposta de trabalho não se tem a pretensão de que as crianças façam a leitura propriamente dita ainda na educação infantil, mas sim de possibilitar a elas o convívio social e cultural que a leitura traz.

     

  • Palavras-chave
  • Letramento;, Leitura, Educação Infantil.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação em espaços formais e informais
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